Regras do Basquetebol

by 10:57 0 Comments


Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo.

* Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.

* Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de ataque.

* Regra dos 24 segundos - Quando uma equipa está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para lançá-la ao cesto do adversário.

* Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor.

* Transição de campo – Um jogador cuja equipa está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa.

* Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetuar dois dribles consecutivos (bater a bola agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).

* Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.

* Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.

* Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipa adversária.

* Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contato pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos ou atitudes ofensivas, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.

* Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.

* Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.

* Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.

Uniformes


O uniforme dos membros de equipe consistirá de:

  • Camisetas da mesma cor predominante na frente e atrás. Se as camisas tiverem mangas, elas deverão terminar acima do cotovelo. Camisas de manga comprida não serão permitidas.
  • Todos os jogadores deverão colocar suas camisetas para dentro dos calções de jogo.

Uniformes inteiriços são permitidos.

  • Calções da mesma cor predominante na frente e atrás e da mesma maneira como as camisas. Os calções devem terminar acima do joelho.
  • Meias da mesma cor predominante para todos os jogadores da equipe. As meias precisam ser visíveis.
  • Cada membro da equipe deverá vestir uma camiseta numerada na frente e atrás com números lisos, de uma cor contrastante com a cor da camiseta.

Os números deverão ser claramente visíveis e:

  • Os números das costas deverão ter pelo menos 20 cm de altura
  • Os números da frente deverão ter pelo menos 10 cm de altura.
  • Os números deverão ter pelo menos 2 cm de largura.
  • As equipes deverão usar números 0 e 00 e de 1 até 99.
  • Jogadores da mesma equipe não poderão usar o mesmo número.
  • Qualquer propaganda ou logo deverá estar distante pelo menos 5cm dos números.
As equipes devem ter o mínimo de 2 jogos de camisetas e:

  • A primeira equipe relacionada na tabela (equipe local) deverá vestir camisas claras(preferencialmente brancas).
  • A segunda equipe relacionada na tabela (equipe visitante) vestirá camisas escuras.
  • Entretanto, se as 2 equipes concordarem, elas poderão trocar as cores das camisas.

Confira abaixo as principais mudanças: Mudanças valida do dia 01/08/18

Artigo 36 - Falta Técnica

Nova regra: se uma falta técnica for marcada, um lance livre será concedido. Após o lance livre, o jogo será reiniciado pela equipe que controlava a bola ou tinha direito à bola do ponto em que a falta técnica foi marcada.

Razão para mudar: Para evitar uma situação de penalidade dupla após uma falta técnica ser marcada e garantir o equilíbrio entre a equipe com a bola ou sem a bola (fortemente apoiada pela Players Commission e pela WABC).

Artigo 29 - 24 segundos

Regra emendada: 29.2.3 - O cronômetro de tiro será resetado sempre que o jogo for interrompido por um oficial por uma falta ou violação cometida pela equipe no controle da bola.

Nestas situações, a posse da bola será atribuída à equipe adversária que anteriormente tinha o controle da bola. Então:

- Se a reposição for administrada na quadra de defesa, o relógio de tiro será reiniciado em 24 segundos.

- Se a reposição for administrada na quadra de ataque, o relógio de tiro será reposto para 14 segundos.

Quando o cronômetro de jogo mostrar dois minutos ou menos no quarto período e na prorrogação, depois de um tempo debitado pela equipe que tem direito à posse da bola em sua quadra de defesa, o técnico desse time tem o direito de decidir se a reposição subsequente será administrada na linha de reposição, do lado oposto à mesa de controle, na quadra de ataque da equipe ou na quadra de defesa da equipe.

Se a reposição for administrada na linha de reposição, do lado oposto à mesa de controle na quadra de ataque da equipe, o cronômetro de tiro será reiniciado da seguinte forma:

Se 14 segundos ou mais forem exibidos no relógio de tiro no momento em que o relógio de jogo foi parado, o relógio de tiro será reiniciado para 14 segundos.

Se 13 segundos ou menos forem exibidos no relógio de tiro no momento em que o relógio de jogo foi parado, o relógio de tiro não será reiniciado, mas continuará a partir do momento em que foi parado.

Se a reposição for administrada na quadra de defesa da equipe, o relógio de tiro será redefinido para novos 24 segundos ou continuará a partir do momento em que foi parado, conforme definido pelas regras.

Razão para mudar: encurtar o tempo que a equipe ofensiva tem à sua disposição para um arremesso, uma vez que a equipe já esteja na quadra de ataque. Para permitir mais oportunidades para um arremesso de campo durante o jogo.

Artigo 35 - Dupla falta

Nova regra: 35.1.1: uma falta dupla é uma situação na qual dois adversários cometem faltas pessoais, um contra o outro, aproximadamente ao mesmo tempo. 35.1.2: para considerar duas faltas como uma falta dupla, as seguintes condições serão requeridas: ambas as faltas são faltas de jogador; ambas envolvem contato físico; ambas são entre os dois oponentes ao mesmo tempo; e ambas têm a mesma penalidade.

Razão para mudar: simplificar os princípios de regras na situação em que dois oponentes cometem faltas pessoais, um contra o outro, aproximadamente ao mesmo tempo.

Artigo 39 – Briga

Nova regra: 39.3.1: independentemente do número de membros do banco da equipe desclassificado por deixar a sua área de banco, uma única falta técnica ('B') será marcada contra o técnico. Todo o pessoal da suplência que, depois de deixar a área de banco, estiver ativamente envolvido em uma briga será desqualificado de acordo com os respectivos artigos (falta desqualificante 'D').

Razão para mudar: penalizar os membros do banco da equipe por deixarem a área de banco da equipe durante a luta na quadra de forma diferente (estejam ou não envolvidos ativamente na briga).

Artigo 46 - Chefe de Tripulação: Deveres e Poderes / Revisão Instantânea de Replay

Proposta de nova regra: 46.12

Últimos dois minutos do jogo: se uma violação de interferência de meta ou cesto foi chamada corretamente. Durante qualquer momento do jogo: após uma falta ter sido marcada (apitada) em um arremessador para uma cesta de campo mal sucedida, dois ou três lances livres serão concedidos; se uma falta pessoal, antidesportiva ou desqualificante que atende aos critérios para tal falta poderá progredir ou regredir.

Comentário: caso tenha sido marcada falta pessoal e a falta for antidesportiva ou desqualificante, o Oficial poderá modificar sua marcação para falta antidesportiva ou desqualificante, da mesma maneira que também pode acontecer o contrário.

Lançamento após uma falta antidesportiva ou desqualificante

Nova regra: todos os arremessos, como parte de uma falta antidesportiva ou desqualificante, serão administrados a partir da linha de reposição na quadra de ataque da equipe.

Porque mudar: para acelerar o jogo e permitir mais posse, possivelmente, por mais pontos. Eliminar situações complexas após uma reposição da linha central.



0 Comments:

Postar um comentário