HISTÓRICO
Foi na
Grécia antiga, na época em que se realizavam os Jogos Olímpicos que o atletismo
atingiu todo o seu esplendor.
Os gregos
eram, então, um povo que considerava a prática de atividades físicas tão
importantes para o desenvolvimento integral dos homens quanto as ciências e as
artes.
Porém, durante o
período em que a Grécia caiu sob a dominação do Império Romano, os Jogos
Olímpicos tornaram-se cruéis e sanguinários até que, no ano 394 a.C, o
Imperador Teodósio I aboliu as competições em todo território do Império
romano. Depois disso, o Atletismo foi quase abandonado.
Em 1790,
os ingleses organizaram as primeiras competições atléticas para amadores,
estabelecendo também as primeiras regras para esse desporto.da Inglaterra, o
gosto pelo atletismo foi se espalhando por toda a Europa. E assim, chegou aos
Estados Unidos, onde, em 1865, surgiu a associação atlética de Nova York.
No
Brasil, o atletismo foi introduzido em 1910, mas popularizou-se somente a
partir de 1940. desde essa época, muitos atletas brasileiros como Adhemar
Ferreira da Silva, João Carlos de Oliveira, Joaquim Cruz, Róbson Caetano,
Zequinha Barbosa, Vanderlei Cordeiro de Lima e Jadel Gregório conseguiram
destaque em competições internacionais.
Atualmente, o atletismo é praticado em
todo o mundo e dia a dia os recordes vão sendo superados.
MODALIDADES
a) Corrida: A corrida é uma das formas mais primitivas de exercício e dever ter surgido da necessidade dos homens primitivos de andar mais depressa para fugir de alguns perigos ou perseguir a caça.
b) Salto: os saltos atléticos que procuram
transpor certa distância são chamados saltos em distância.
Os saltos
atléticos em distância e em altura são executados obedecendo a certas técnicas
e regras. Quase todos os desportos exigem o salto atlético: o handebol, o
voleibol, o basquetebol e o futebol.
c) Arremesso: podemos classificar o
arremesso em dois tipos: de lançar e de empurrar.
Arremessos
como o de pedra, de bola, de dardo, de disco, são do tipo lançar porque os
objetos são realmente atirados.
Já os
arremessos como o do basquetebol e do peso são do tipo empurrar porque os
objetos são seguros e empurrados.
Para um
bom arremesso são necessários: a velocidade obtida através da corrida, a força
do braço que arremessa e a técnica do movimento ideal de arremesso.
CORRIDAS
8.3.1 Considerações gerais
A prática
regular da corrida aumenta a capacidade respiratória, melhora a circulação
sanguínea e aumenta a força muscular.
Quando
uma pessoa está andando, ela mantém um dos pés no chão e o outro no ar, a todo
o momento.
Na
corrida, de tempos em tempos, os dois pés do atleta ficam no ar. A corrida é,
na verdade, uma secessão de pequenos saltos. Ao correr, elevamos os joelhos ao
mesmo tempo em que movimentamos os braços. Desta forma, obteremos um rápido
deslocamento o nosso corpo.
Para
pequenos percursos o mais importante é a velocidade do atleta, pois não exigem
muita resistência. Já os longos percursos não requerem principalmente
velocidade, pois ninguém aguentaria correr velozmente até o final. Além da velocidade, as corridas longas exigem
principalmente resistência.
Assim as
corridas de pequeno percurso desenvolvem a velocidade, enquanto as corridas de
longo percurso, além da velocidade, desenvolvem a resistência.
Considerando a distância, as corridas
dividem-se em:
Corridas
rasas: curta distância (velocidade), que nas
competições oficiais vão até os 400 metros;
Corridas
de meio-fundo: (800 metros e 1500 metros);
Corridas
de fundo: longa distância (5000 metros ou mais,
chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros).
Quando,
porém, são combinadas com saltos de barreira, temos a corrida com obstáculos.
Outros tipos de corrida são:
Corridas mistas: são corridas que têm
seu início e seu final numa pista, porém, o percurso é desenvolvido nas ruas e
estradas.
Corridas cross country: são corridas de longa
distância, realizadas em campos, bosques e terrenos acidentados. É um tipo de
prova muito divulgado nos países europeus.
Pedestrianismo: são corridas de longa
distância realizadas nas ruas da cidade. No Brasil, a mais conhecida é a São
Silvestre, tradicionalmente realizada no dia 31 de dezembro, com percurso em
torno de 15.000 metros nas ruas de São Paulo.
Técnicas e regras da corrida
O
conhecimento das técnicas de qualquer especialidade ajuda a melhorar nosso
desempenho e obter maior proveito da atividade à qual nos dedicamos. Como você
já deve ter observado, isso se aplica também aos esportes. Por isso, vamos
estudar as técnicas da corrida em fases, para podermos utilizá-las durante a
prática.
As fases da técnica da corrida são três:
Partida: momento em que o
atleta procura ganhar impulso para chegar mais rapidamente a sua melhor
velocidade;
Percurso: momento em que o
atleta procura manter a sua velocidade;
Chegada: momento em que o
atleta cruza a linha de chegada.
Partida – antigamente, em todas as corridas a
saída era feita em pé. Entretanto, as provas de velocidade evoluíram para
posições com maior flexão de pernas e tronco, originando a saída baixa.
O
corredor coloca-se na posição de partida quando o árbitro fala "às suas
marcas". Estica um pouco mais as pernas levantando o tronco para frente,
quando o árbitro fala "pronto". Deve manter-se imóvel e o peso do
corpo passa a ser suportado mais pelas mãos. Quando o árbitro dá o tiro de
largada, o atleta estende o bruscamente as duas pernas usando-as como apoio
e projeta todo o seu corpo para frente.
O atleta
que sai antes do tiro será advertido na primeira e na segunda vez. Na terceira
vez será desclassificado.
Nas
provas de velocidade os atletas usam blocos para a saída. Nas provas de
resistência os atletas sem em pé.
Percurso
– Logo
após a partida, ao iniciar o percurso, o corredor aumenta gradativamente a suas
passadas. Assim, atinge o máximo de sua velocidade. O corredor, então,
preocupa-se em manter essa velocidade com amplos movimentos dos braços.
Será
desclassificado o atleta que invadir a baliza do lado ou prejudicar de alguma
forma o adversário.
Chegada – na chegada o atleta
deve lançar o peito para a frente, procurando ultrapassar a linha de chegada.
Não se
deve saltar para alcançar a linha final, pois pode-se perder tempo no impulso e
também machucar-se.
Provas
100 m rasos: é a prova mais nobre do atletismo, que
premia o homem e a mulher mais rápido(a) do mundo. Nela, oito competidores
correm 100 m em linha reta e vence quem chegar primeiro.
200 m rasos: segue a mesma linha dos 100 m, mas com
o dobro da distância. A largada acontece na curva da pista, com os atletas
posicionados em marcas que não ficam exatamente umas ao lado das outras, para
que o competidor que largue na parte interna da pista não saia com vantagem.
400 m rasos: corresponde a uma volta inteira na
pista de atletismo. A largada se dá no mesmo estilo dos 200 m rasos.
800 m: é uma prova de meia-distância, na qual os
competidores devem percorrer toda a extensão da pista de atletismo duas vezes.
Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.
1.500 m: outra prova de meia-distância. Segue a mesma
linha das outras provas de velocidade, consagrando aquele que primeiro cruzar a
linha de chegada.
5.000 m: é conhecida como uma prova de fundo, por não
se tratar apenas de uma competição de velocidade. Vence aquele que cruzar
primeiro a linha de chegada.
10.000 m: é a prova do atletismo mais longa disputada
dentro de um estádio. Assim como em todas as outras de velocidade, vence quem cruzar
primeiro a linha de chegada.
110 m com barreiras (100 m para mulheres): oito competidores têm
de percorrer a distância predefinida pulando as dez barreiras que existem no
percurso. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.
400 m com barreiras: segue a mesma linha
dos 110 m com barreiras, mas as dez barreiras nesse caso são um pouco menores
(veja mais no item Local).
3.000 m com obstáculos: inspirada no hipismo,
a prova consiste em um percurso de 3000 m que contém barreiras seguidas de
pequenos lagos como obstáculos. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de
chegada.
Revezamento 4 x 100 m: uma equipe formada
por quatro atletas deve percorrer 400 m (100 m cada atleta), sendo que ao fim
de sua participação o atleta deve passar um bastão para o seu companheiro. Essa
troca pode ocorrer em um espaço limitado de 20 m. Caso ultrapasse essa marca, a
equipe poderá ser desclassificada. Se o bastão cair, somente aquele que o
derrubou poderá pegá-lo novamente.
Revezamento 4 x 400 m: segue a mesma linha
do revezamento 4 x 100m, mas a distância percorrida por cada atleta é quatro
vezes maior.
Maratona:
uma das provas mais tradicionais das Olimpíadas. Nela, competidores percorrem
uma distância de 42,195 km, normalmente em ruas abertas, sendo que os 400 m
finais da prova geralmente são realizados dentro do estádio. Vence quem cruzar
primeiro a linha de chegada.
Marcha atlética: é uma prova na qual
os atletas só podem andar. Para que essa regra não seja descumprida, o
calcanhar do pé da frente do atleta deve ficar em contato com o solo até que a
ponta do pé posterior toque o chão. As provas podem ser disputadas em 20 km ou
50 km. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada, que, assim como acontece
na Maratona, está posicionada dentro do estádio.
0 Comments:
Postar um comentário