O termo esporte
se refere a qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações e Confederações,
cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso significa que as
regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas durante um
campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar campeonatos,
cujos campeões sempre têm em vista o prêmio, que pode ser dinheiro, medalhas ou
troféus, por exemplo. Dessa explicação podemos extrair quatro características
que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter
regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma
atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de
recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte: ele é um profissional
que ganha a vida (ou pretende ganhar, no caso de atleta amadores) por meio do
esporte, seja com patrocínio ou com os prêmios dados nas competições.
CLASSIFICAÇÃO DOS
ESPORTES
Os critérios utilizados
para classificá-las são:
· Relação de cooperação/oposição.
· Características do ambiente físico onde se
realiza.
· Comparação de desempenho e princípios
táticos.
Vamos às classificações:
a) Quanto
à relação de cooperação/oposição.
Esportes individuais em que
não há interação com o oponente: são atividades motoras em que
a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de
colaboração do colega nem pela ação direta do oponente.
Esportes coletivos em que não
há interação com o oponente: são atividades que requerem a
colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do
adversário na atuação motora.
Esportes individuais em que há
interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se
enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo
evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de
um companheiro.
Esportes coletivos em que há
interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos,
colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam
diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos
do jogo, evitando ao mesmo tempo em que os adversários o façam.
b) Quanto às características do ambiente físico onde se
realiza.
Esportes sem estabilidade
ambiental ou praticados em espaços não-padronizados: São
aqueles que se realizam em espaços mutáveis e que, consequentemente, apresentam
incertezas para o praticante, exigindo dele a permanente adaptação de sua ação
motora às variações do ambiente.
Esportes com estabilidade
ambiental ou praticados em espaços padronizados: São
os que se realizam em espaços estandardizados e que não oferecem incertezas
para o praticante.
c) Quanto à comparação de desempenho e
princípios táticos.
· Sem interação com o oponente:
Esportes de "marca": são
aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro
quantitativo de tempo, distância ou peso.
Esportes
"estéticos": são aqueles nos quais o resultado da ação
motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões
técnico-combinatórios.
Esportes de precisão: são
aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e
eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo.
· Com interação com o oponente:
Esportes de combate ou luta: são
aqueles caracterizados como disputas em que os oponentes devem ser subjugados,
com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou
exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
Campo e taco:
compreendem aqueles que têm como objetivo colocar a bola longe dos jogadores do
campo a fim de recorrer espaços determinados para conseguir mais corridas que
os adversários.
Esportes de rede/quadra
dividida ou muro: são os que têm como objetivo colocar
arremessar/lançar um móvel em setores onde os adversários sejam incapazes de
alcançá-lo ou forçá-los para que cometa/m um erro, servindo somente o tempo que
o objeto está em movimento.
Esportes de invasão ou
territoriais: constituem aqueles que têm como objetivo
invadir a setor defendido pelo adversário procurando atingindo a meta contraria
para pontuar, protegendo simultaneamente a sua própria meta.
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