A cultura esportiva televisiva

by 17:42 0 Comments

A cultura esportiva televisiva

Um fator muito presente em nossa sociedade é a comunicação televisiva, que aliada ao fenômeno esportivo, muitos paradigmas que nos satisfaziam vão desaparecendo e cedendo espaços para o surgimento de novos.  Esta parceria deve ser olhada de forma mais atenta.

                         


Estas duas áreas do conhecimento humano se aproximam de forma muito importante, já que existe um fenômeno que deve ser estudado, o esporte, que obtém grandes audiências em todos os veículos de informação, assim como a função e o desempenho da mídia audiovisual nas veiculações de imagens esportivas geradas em virtude de uma transmissão, ou então, por meio de um programa esportivo. Precisamos analisar com cuidado estes dois produtos da sociedade de consumo.

O ponto central desta reflexão é a análise televisiva e as publicações e propagandas pessoais, presentes na construção da imagem do ídolo, do herói esportivo, passando também pela figura do político, que veiculando suas imagens na televisão, querem ser identificados, consumidos, e assim atingirem o inconsciente dos indivíduos.

Podemos chegar à conclusão que a televisão é, por excelência, o maior divulgador dos fenômenos esportivos entre as mídias. Com esse status conferido, esta tem a primazia na divulgação das informações e notícias, ou seja, se constitui no meio comunicacional mais procurado, pela sua estrutura e também em virtude dos seus recursos audiovisuais. Sua hegemonia é por possuir uma comunicação muito mais rápida e diversificada de imagens, com um movimento muito mais dinâmico, mais ágil e mais rico em detalhes.

Desse modo, essa cultura esportiva ganha um papel muito relevante, influenciando e interferindo na sociedade. Sentimos estes fatos nos aspectos comportamentais na maneira de falar, assim como a adoção das gírias e dos jargões presentes no discurso do esporte, e que estão incorporadas no cotidiano das pessoas.

Os elementos esportivos estão presentes no meio comunicacional televisivo brasileiro e este soube aproveitar-se do objeto esporte. Esta parceria rende grandes índices de audiência para as emissoras. Os patrocinadores atingem também seu público-alvo, os consumidores dos produtos esportivos. Nas transmissões esportivas vemos placas, faixas e painéis, estrategicamente colocados no ângulo de visão da TV. As camisetas dos atletas esportivos são espaços importantes, tanto que, não têm mais espaços para o seu próprio nome, porque estes estão reservados para o nome dos patrocinadores, se constituindo em verdadeiros outdoors ambulantes.

As práticas esportivas ou o esporte também estão presentes na telenovela, seja na forma de cenário de uma academia, seja um personagem representando um professor de educação física, no telejornal ou em uma transmissão esportiva que é um belo espetáculo.

O que nos atraem a atenção são os Jogos Olímpicos e as Copas do Mundo de Futebol, que deixam milhares de telespectadores atônitos assistindo essas disputas que ocorrem somente a cada quatro anos. A mídia aproveita todos esses trunfos para estarem em evidência.

Desde a antiga Grécia, os grandes atletas eram eternizados pelas suas conquistas ou atos, através de estátuas, de canções ou histórias de feitos, contados pelos homens mais velhos das aldeias, servindo de exemplo para as gerações futuras.

Hoje a memória de uma sociedade ou povo, assim como os fatos e acontecimentos heroicos, são vinculados através das imagens televisivas. Ela se caracteriza com a memória da nossa sociedade dos anos 90.


0 Comments:

Postar um comentário