Um fator muito presente em nossa sociedade é a
comunicação televisiva, que aliada ao fenômeno esportivo, muitos paradigmas que
nos satisfaziam vão desaparecendo e cedendo espaços para o surgimento de
novos. Esta parceria deve ser olhada de forma mais atenta.
Estas duas áreas do conhecimento humano se
aproximam de forma muito importante, já que existe um fenômeno que deve ser
estudado, o esporte, que obtém grandes audiências em todos os veículos de
informação, assim como a função e o desempenho da mídia audiovisual nas
veiculações de imagens esportivas geradas em virtude de uma transmissão, ou
então, por meio de um programa esportivo. Precisamos analisar com cuidado estes
dois produtos da sociedade de consumo.
O ponto central desta reflexão é a
análise televisiva e as publicações e propagandas pessoais, presentes na
construção da imagem do ídolo, do herói esportivo, passando também pela figura
do político, que veiculando suas imagens na televisão, querem ser
identificados, consumidos, e assim atingirem o inconsciente dos indivíduos.
Podemos chegar à conclusão que a
televisão é, por excelência, o maior divulgador dos fenômenos esportivos entre
as mídias. Com esse status conferido, esta tem a primazia na divulgação das
informações e notícias, ou seja, se constitui no meio comunicacional mais
procurado, pela sua estrutura e também em virtude dos seus recursos
audiovisuais. Sua hegemonia é por possuir uma comunicação muito mais rápida e
diversificada de imagens, com um movimento muito mais dinâmico, mais ágil e
mais rico em detalhes.
Desse modo, essa cultura esportiva
ganha um papel muito relevante, influenciando e interferindo na sociedade.
Sentimos estes fatos nos aspectos comportamentais na maneira de falar, assim
como a adoção das gírias e dos jargões presentes no discurso do esporte, e que
estão incorporadas no cotidiano das pessoas.
Os elementos esportivos estão presentes
no meio comunicacional televisivo brasileiro e este soube aproveitar-se do
objeto esporte. Esta parceria rende grandes índices de audiência para as
emissoras. Os patrocinadores atingem também seu público-alvo, os consumidores
dos produtos esportivos. Nas transmissões esportivas vemos placas, faixas e
painéis, estrategicamente colocados no ângulo de visão da TV. As camisetas dos
atletas esportivos são espaços importantes, tanto que, não têm mais espaços
para o seu próprio nome, porque estes estão reservados para o nome dos
patrocinadores, se constituindo em verdadeiros outdoors ambulantes.
As práticas esportivas ou o esporte
também estão presentes na telenovela, seja na forma de cenário de uma academia,
seja um personagem representando um professor de educação física, no telejornal
ou em uma transmissão esportiva que é um belo espetáculo.
O que nos atraem a atenção são os Jogos
Olímpicos e as Copas do Mundo de Futebol, que deixam milhares de
telespectadores atônitos assistindo essas disputas que ocorrem somente a cada
quatro anos. A mídia aproveita todos esses trunfos para estarem em evidência.
Desde a antiga Grécia, os grandes
atletas eram eternizados pelas suas conquistas ou atos, através de estátuas, de
canções ou histórias de feitos, contados pelos homens mais velhos das aldeias,
servindo de exemplo para as gerações futuras.
Hoje a memória de uma sociedade ou
povo, assim como os fatos e acontecimentos heroicos, são vinculados através das
imagens televisivas. Ela se caracteriza com a memória da nossa sociedade dos
anos 90.
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