Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS
ETAPA: Ensino Médio / 3º Ano
PERÍODO: de 08/06 a 26/06
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
JOSÉ ADAILTON DOS SANTOS
TEMA NORTEADOR: ESTUDO DAS CAPACIDADES FÍSICAS
LABORATÓRIO: LINGUAGEM
HABILIDADES:
Þ Explorar os benefícios da prática esportiva como meio de manutenção e melhoria da qualidade de vida.
Þ Conhecer e analisar as diferentes perspectivas afetas às manifestações culturais para a construção de escolhas individuais.
Þ Demonstrar compreensão do funcionamento do organismo humano de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como melhoria da aptidão física.
Þ Participar de atividades físico-esportivas, respeitando as diferenças individuais, étnico racial, de credo, características físicas e gênero na prática de atividades esportivas, favorecendo a inclusão.
Þ Ampliar o senso crítico, enquanto sujeito ativo no convívio escolar e social.
Þ Ampliar potenciais humanísticos adotando atitudes autônomas e criativas na construção do conhecimento da Educação Física.
Þ Vivenciar práticas corporais específicas ao esporte, jogos, lutas, ginásticas e danças com a finalidade de organizar e codificar esses saberes para práticas individuais e coletivas.
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ANTOLOGIA:
A seguinte relação de textos e vídeos vai ajudá-los a entender melhor o tema.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE PRINCIPAL: TEXTO 1
CAPACIDADES FÍSICAS
As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade. (MARQUES & OLIVEIRA, 2001).
A capacidade física ou motora, na perspectiva desse trabalho, considera que o desenvolvimento das referidas capacidades está intrinsecamente relacionado ao processo de crescimento e desenvolvimento. Para alguns autores, estão relacionadas à fatores genéticos e seu desenvolvimento depende de estímulos (treinamento), e para cada capacidade, existem fases sensíveis para o seu desenvolvimento.
Velocidade:
É a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação.
Resistência: É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo.
Força: É a capacidade de vencer uma determinada resistência através de uma contração muscular. Através dela é que conseguimos levantar, saltar, etc.
Flexibilidade: É a capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças.
Agilidade: É a capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos esportes coletivos e nas brincadeiras de “pira” onde as crianças têm de fugir do pegador.
Coordenação Motora (destreza): "É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada."
Equilíbrio: "É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.
Bibliografia:
Þ DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
Þ BARBANTI, V.J. Dicionário de educação física e esporte. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
ATIVIDADE 1
1 - Qual a definição de capacidade física no ser humano?
2 - Quais são as principais características que o ser humano pode possuir com a capacidade física?
3 - Conceitue agilidade, flexibilidade e força.
4 - Não são somente nas práticas esportivas que usamos as capacidades físicas, em algumas situações do cotidiano elas também estão presentes. Analise as imagens e responda quais são as capacidades físicas predominantes respectivamente.
a) Flexibilidade e resistência.
b) Agilidade e flexibilidade.
c) Agilidade e força.
d) Força e velocidade.
e) Destreza e velocidade.
5 - A prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde. Antes de iniciá-los, é necessário fazer um bom alongamento, que resulta numa maior amplitude de movimento de uma determinada articulação. Nos exercícios de alongamento, qual capacidade física está envolvida:
a) Velocidade.
b) Força.
c) Flexibilidade.
d) Resistência
e) Agilidade
6 - Analise e responda quais são as capacidades físicas envolvidas nas figuras:
I - Figura 1 representa velocidade
II- Figura 2 representa flexibilidade
III- Figura 3 representa agilidade
IV- As figuras 2 e 3 representam as mesmas capacidades
V - Todas as figuras representam as mesmas capacidade
a) Os itens I, II e III estão corretos.
b) Nenhum item está correto.
c) Os itens I e III estão corretos.
d) Somente o item IV está correto.
e) Todos os itens estão corretos.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE PRINCIPAL: TEXTO II
RESISTÊNCIA
A resistência, também capacidade de resistência ao cansaço, é a capacidade de poder executar, durante o maior tempo possível, um esforço estático ou dinâmico, sem diminuir a qualidade do exercício.
Tipos de Resistência:
Podemos dividir a resistência em três tipos:
Þ Aeróbica (Dinâmica e Estática)
Þ Anaeróbica (Dinâmica)
Þ Muscular (Aeróbica e Anaeróbica Localizada)
Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos se complementam.
Os aeróbicos queimam muitas calorias e são os responsáveis por aumentar o pique e a resistência à fadiga, além de ajudar a reduzir o estresse.
Os anaeróbicos são mais indicados para quem procura construir e fortalecer os músculos.
RESISTÊNCIA ORGÂNICA GERAL
A resistência geral é considerada como a capacidade que o indivíduo tem de executar alguma atividade prolongada que englobe vários grupos musculares juntamente com sistemas cardiorrespiratório, neuromusculares e SNC.
O trabalho de resistência geral é interessante ao atleta de alto nível principalmente quando determinado esporte tem grandes características aeróbicas.
Podemos dividir a resistência geral em atividades aeróbicas e anaeróbicas.
RESISTÊNCIA AERÓBICA
A resistência "pura", como capacidade de suportar esforços de enorme duração, evitando a acumulação do ácido láctico, recorrendo à utilização do oxigênio e dos nutrientes para manter a atividade indefinidamente.
AERÓBICA DINÂMICA
A Capacidade de resistência ao cansaço no esforço dinâmico com o emprego de mais de 1/6 a 1/7 da musculatura total do esqueleto, durante uma intensidade de movimento superior a 50% da capacidade máxima da carga circulatória e com uma duração de carga que oscila entre os três e cinco minutos.
Principais formas de treino: Corrida contínua, corrida com a duração de alguns minutos, corrida intervalada, rampas, treino em circuito.
AERÓBICA ESTÁTICA
Sempre que o exercício estático é feito com o emprego de grande grupo de músculos e uma carga inferior a 15/20% da força máxima numa duração da carga grande, estamos perante um tipo de resistência estática aeróbica.
RESISTÊNCIA ANAERÓBICA
Resistência anaeróbica é a capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade em curto espaço de tempo.
ANAERÓBICA DINÂMICA
Também resistência de velocidade, ritmo de resistência ou apenas resistência. A exigência surge no exercício anaeróbio com carga dinâmica de intensidade de ritmo máximo, em consequência disso, apenas nos movimentos cíclicos ( que se repetem ) , pois nos movimentos acíclicos ( executados uma só vez ) é muito pequena para provocar um cansaço correspondente.
RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA
A Resistência Muscular localizada tem como objetivo desenvolver no indivíduo uma melhor aptidão cardiovascular, seja para executar as tarefas cotidianas, seja para melhor a resistência nos esportes. Como o próprio nome diz, essa capacidade física visa dar uma resistência maior à fadiga.
RESISTÊNCIA MUSCULAR AERÓBICA DINÂMICA
É exigida quando um trabalho dinâmico com grupos musculares de tamanho pequeno ou médio - por exemplo, de um braço ou perna - é executado de forma aeróbica (hollmann, 1980). Através de um treinamento específico esta capacidade é melhorada de 100 até 1000%.
RESISTÊNCIA MUSCULAR AERÓBICA ESTÁTICA
É quando a força de contração de um pequeno grupo muscular não alcançar 15% da força máxima isométrica, então a circulação local do músculo em trabalho ainda não está prejudicada. Deste modo, a necessidade de energia pode ser preenchida de forma oxidativa.
RESISTÊNCIA MUSCULAR ANAERÓBICA DINÂMICA
É exigida quando é executado um trabalho dinâmico, com grupos musculares pequenos e médios - menos de 1/6 a 1/7 da massa muscular total- contra a resistência, que seja de 50% a 70% ou mais da força estática máxima. A sua taxa de treinabilidade está em cerca de 35%.
Bibliografia:
COPCHE, Rubens. O que é Resistência? E como trabalha-la. 2008. Disponível em: https://contiassis.wordpress.com/2008/04/12/o-que-e-resistencia-e-como-trabalha-la/ .
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
1- O que é resistência?
2- Quais os tipos de resistência?
3- Cite diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
4- Qual o objetivo dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
5- O que é resistência orgânica geral?
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h
ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE PRINCIPAL: RESISTENCIA, DESCONTRAINDO E REVISANDO
Andar de bicicleta é um exemplo de resistência orgânica geral, pois ela engloba vários grupos musculares juntamente com sistemas cardiorrespiratório, neuromusculares e SNC (Sistema Nervoso Central).
Uma caminhada na esteira está classificada como aeróbica estática pois é feito com o emprego de grande grupo de músculos e uma carga inferior a 15/20% da força máxima numa duração da carga grande.
A principal via metabólica durante o futebol competitivo é a aeróbica dinâmica, que compreende vários tipos de deslocamentos, embora a caminhada e o trote sejam predominantes.
Subir e descer escadas, assim como uma aula de step, é uma atividade aeróbica dinâmica que exige um trabalho dinâmico com grupos musculares de tamanho pequeno ou médio (neste caso as pernas).
Aeróbica estática é quando a força de contração de um pequeno grupo muscular
Levantar peso é uma atividade anaeróbica estática devido a sustentação do peso, sendo alternada com outro tipo de levantamento ela se torna anaeróbica dinâmica englobando mais grupos musculares.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
ATIVIDADE 3
1- Como podemos definir a resistência aeróbica dinâmica e aeróbica estática?
2- O que é resistência anaeróbica?
3- Quais os tipos de resistência anaeróbica?
4- O que resistência muscular localizada?
5- Quais os tipos de resistência muscular localizada?
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h
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