Estudo das capacidades físicas

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Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP 

ROTEIRO DE ESTUDOS 


ETAPA: Ensino Médio / 3º Ano 

PERÍODO: de 08/06 a 26/06 


COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: EDUCAÇÃO FÍSICA 

DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): 

JOSÉ ADAILTON DOS SANTOS 


TEMA NORTEADOR: ESTUDO DAS CAPACIDADES FÍSICAS 


LABORATÓRIO: LINGUAGEM 


HABILIDADES: 



Þ Explorar os benefícios da prática esportiva como meio de manutenção e melhoria da qualidade de vida. 

Þ Conhecer e analisar as diferentes perspectivas afetas às manifestações culturais para a construção de escolhas individuais. 

Þ Demonstrar compreensão do funcionamento do organismo humano de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como melhoria da aptidão física. 

Þ Participar de atividades físico-esportivas, respeitando as diferenças individuais, étnico racial, de credo, características físicas e gênero na prática de atividades esportivas, favorecendo a inclusão. 

Þ Ampliar o senso crítico, enquanto sujeito ativo no convívio escolar e social. 

Þ Ampliar potenciais humanísticos adotando atitudes autônomas e criativas na construção do conhecimento da Educação Física. 

Þ Vivenciar práticas corporais específicas ao esporte, jogos, lutas, ginásticas e danças com a finalidade de organizar e codificar esses saberes para práticas individuais e coletivas. 


Caro estudante, 

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. 


ANTOLOGIA: 

A seguinte relação de textos e vídeos vai ajudá-los a entender melhor o tema. 







ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA 

CARGA HORÁRIA: 2h 


ATIVIDADE PRINCIPAL: TEXTO 1 



CAPACIDADES FÍSICAS 



As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor. 

Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade. (MARQUES & OLIVEIRA, 2001). 

A capacidade física ou motora, na perspectiva desse trabalho, considera que o desenvolvimento das referidas capacidades está intrinsecamente relacionado ao processo de crescimento e desenvolvimento. Para alguns autores, estão relacionadas à fatores genéticos e seu desenvolvimento depende de estímulos (treinamento), e para cada capacidade, existem fases sensíveis para o seu desenvolvimento. 

Velocidade: 

É a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação. 

Resistência: É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo. 

Força: É a capacidade de vencer uma determinada resistência através de uma contração muscular. Através dela é que conseguimos levantar, saltar, etc. 

Flexibilidade: É a capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças. 

Agilidade: É a capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos esportes coletivos e nas brincadeiras de “pira” onde as crianças têm de fugir do pegador. 

Coordenação Motora (destreza): "É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada." 

Equilíbrio: "É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado. 



Bibliografia: 

Þ DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003. 

Þ BARBANTI, V.J. Dicionário de educação física e esporte. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 


ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 



ATIVIDADE 1 



1 - Qual a definição de capacidade física no ser humano? 

2 - Quais são as principais características que o ser humano pode possuir com a capacidade física? 

3 - Conceitue agilidade, flexibilidade e força. 

4 - Não são somente nas práticas esportivas que usamos as capacidades físicas, em algumas situações do cotidiano elas também estão presentes. Analise as imagens e responda quais são as capacidades físicas predominantes respectivamente. 

a) Flexibilidade e resistência. 

b) Agilidade e flexibilidade. 

c) Agilidade e força. 

d) Força e velocidade. 

e) Destreza e velocidade. 

5 - A prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde. Antes de iniciá-los, é necessário fazer um bom alongamento, que resulta numa maior amplitude de movimento de uma determinada articulação. Nos exercícios de alongamento, qual capacidade física está envolvida: 

a) Velocidade. 

b) Força. 

c) Flexibilidade. 

d) Resistência 

e) Agilidade 

6 - Analise e responda quais são as capacidades físicas envolvidas nas figuras: 

I - Figura 1 representa velocidade 

II- Figura 2 representa flexibilidade 

III- Figura 3 representa agilidade 

IV- As figuras 2 e 3 representam as mesmas capacidades 

V - Todas as figuras representam as mesmas capacidade 

a) Os itens I, II e III estão corretos. 

b) Nenhum item está correto. 

c) Os itens I e III estão corretos. 

d) Somente o item IV está correto. 

e) Todos os itens estão corretos. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 


ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA 

CARGA HORÁRIA: 2h 


ATIVIDADE PRINCIPAL: TEXTO II 

RESISTÊNCIA 

A resistência, também capacidade de resistência ao cansaço, é a capacidade de poder executar, durante o maior tempo possível, um esforço estático ou dinâmico, sem diminuir a qualidade do exercício. 

Tipos de Resistência: 

Podemos dividir a resistência em três tipos: 

Þ Aeróbica (Dinâmica e Estática) 
Þ Anaeróbica (Dinâmica) 
Þ Muscular (Aeróbica e Anaeróbica Localizada) 

Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos se complementam. 
Os aeróbicos queimam muitas calorias e são os responsáveis por aumentar o pique e a resistência à fadiga, além de ajudar a reduzir o estresse. 

Os anaeróbicos são mais indicados para quem procura construir e fortalecer os músculos. 

RESISTÊNCIA ORGÂNICA GERAL 

A resistência geral é considerada como a capacidade que o indivíduo tem de executar alguma atividade prolongada que englobe vários grupos musculares juntamente com sistemas cardiorrespiratório, neuromusculares e SNC. 
O trabalho de resistência geral é interessante ao atleta de alto nível principalmente quando determinado esporte tem grandes características aeróbicas. 
Podemos dividir a resistência geral em atividades aeróbicas e anaeróbicas.

RESISTÊNCIA AERÓBICA 

A resistência "pura", como capacidade de suportar esforços de enorme duração, evitando a acumulação do ácido láctico, recorrendo à utilização do oxigênio e dos nutrientes para manter a atividade indefinidamente. 

AERÓBICA DINÂMICA

A Capacidade de resistência ao cansaço no esforço dinâmico com o emprego de mais de 1/6 a 1/7 da musculatura total do esqueleto, durante uma intensidade de movimento superior a 50% da capacidade máxima da carga circulatória e com uma duração de carga que oscila entre os três e cinco minutos. 

Principais formas de treino: Corrida contínua, corrida com a duração de alguns minutos, corrida intervalada, rampas, treino em circuito. 

AERÓBICA ESTÁTICA 

Sempre que o exercício estático é feito com o emprego de grande grupo de músculos e uma carga inferior a 15/20% da força máxima numa duração da carga grande, estamos perante um tipo de resistência estática aeróbica. 

RESISTÊNCIA ANAERÓBICA

Resistência anaeróbica é a capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade em curto espaço de tempo. 

ANAERÓBICA DINÂMICA

Também resistência de velocidade, ritmo de resistência ou apenas resistência. A exigência surge no exercício anaeróbio com carga dinâmica de intensidade de ritmo máximo, em consequência disso, apenas nos movimentos cíclicos ( que se repetem ) , pois nos movimentos acíclicos ( executados uma só vez ) é muito pequena para provocar um cansaço correspondente. 

RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA

A Resistência Muscular localizada tem como objetivo desenvolver no indivíduo uma melhor aptidão cardiovascular, seja para executar as tarefas cotidianas, seja para melhor a resistência nos esportes. Como o próprio nome diz, essa capacidade física visa dar uma resistência maior à fadiga. 

RESISTÊNCIA MUSCULAR AERÓBICA DINÂMICA

É exigida quando um trabalho dinâmico com grupos musculares de tamanho pequeno ou médio - por exemplo, de um braço ou perna - é executado de forma aeróbica (hollmann, 1980). Através de um treinamento específico esta capacidade é melhorada de 100 até 1000%.

RESISTÊNCIA MUSCULAR AERÓBICA ESTÁTICA 

É quando a força de contração de um pequeno grupo muscular não alcançar 15% da força máxima isométrica, então a circulação local do músculo em trabalho ainda não está prejudicada. Deste modo, a necessidade de energia pode ser preenchida de forma oxidativa. 

RESISTÊNCIA MUSCULAR ANAERÓBICA DINÂMICA

É exigida quando é executado um trabalho dinâmico, com grupos musculares pequenos e médios - menos de 1/6 a 1/7 da massa muscular total- contra a resistência, que seja de 50% a 70% ou mais da força estática máxima. A sua taxa de treinabilidade está em cerca de 35%. 

Bibliografia: 

COPCHE, Rubens. O que é Resistência? E como trabalha-la. 2008. Disponível em: https://contiassis.wordpress.com/2008/04/12/o-que-e-resistencia-e-como-trabalha-la/

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 

1- O que é resistência? 
2- Quais os tipos de resistência? 
3- Cite diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos? 
4- Qual o objetivo dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos? 
5- O que é resistência orgânica geral? 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA 

CARGA HORÁRIA: 2h 


ATIVIDADE PRINCIPAL: RESISTENCIA, DESCONTRAINDO E REVISANDO 

Andar de bicicleta é um exemplo de resistência orgânica geral, pois ela engloba vários grupos musculares juntamente com sistemas cardiorrespiratório, neuromusculares e SNC (Sistema Nervoso Central). 

Uma caminhada na esteira está classificada como aeróbica estática pois é feito com o emprego de grande grupo de músculos e uma carga inferior a 15/20% da força máxima numa duração da carga grande. 

A principal via metabólica durante o futebol competitivo é a aeróbica dinâmica, que compreende vários tipos de deslocamentos, embora a caminhada e o trote sejam predominantes. 

Subir e descer escadas, assim como uma aula de step, é uma atividade aeróbica dinâmica que exige um trabalho dinâmico com grupos musculares de tamanho pequeno ou médio (neste caso as pernas). 

Aeróbica estática é quando a força de contração de um pequeno grupo muscular 

Levantar peso é uma atividade anaeróbica estática devido a sustentação do peso, sendo alternada com outro tipo de levantamento ela se torna anaeróbica dinâmica englobando mais grupos musculares. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 

ATIVIDADE 3 
1- Como podemos definir a resistência aeróbica dinâmica e aeróbica estática? 
2- O que é resistência anaeróbica? 
3- Quais os tipos de resistência anaeróbica? 
4- O que resistência muscular localizada? 
5- Quais os tipos de resistência muscular localizada? 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 




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