Saúde Física e Mental

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   Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP

ROTEIRO DE ESTUDOS


ETAPA: Ensino Médio 1º ano / 2º Ano 
PERÍODO: de 18/05 a 05/06 
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: 
EDUCAÇÃO FÍSICA 
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): 
José Adailton dos Santos 
TEMA NORTEADOR: SAÚDE FISICA E MENTAL 
LABORATÓRIO: 

Caro estudante, 

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. 

ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA 
CARGA HORÁRIA: 2h 

TEXTO I - EXERCÍCIOS FÍSICOS BENEFICIAM A SAÚDE FÍSICA E MENTAL 

Deixar a tecnologia de lado e se exercitar nas horas vagas traz diversos benefícios para o corpo e para a mente da criança, tornando-a mais alegre, forte, disposta e, provavelmente, um adulto mais saudável. 
Todos os esportes são benéficos. Para desenvolver bem todas as capacidades, devem ser praticadas diversas modalidades. Por exemplo, as atividades coletivas, como futebol, basquete e vôlei desenvolvem a cooperação. Já as modalidades individuais, como as lutas, estimulam o equilíbrio emocional. Porém, os exercícios devem ser praticados de forma lúdica e precisa gostar. 

Conheça os principais benefícios proporcionados pela atividade física: 

Saúde cardíaca: As atividades aeróbicas são essenciais para fortalecer o músculo cardíaco, facilitar a circulação sanguínea e ainda aumentar as taxas do HDL, o colesterol bom. 

Respiração: Exercícios praticados na água são ótimos para crianças que sofrem de problemas respiratórios, isso porque aumenta a capacidade pulmonar e fortalece o diafragma. 

Ossos: A prática regular de exercícios auxilia na fixação do cálcio e favorece o desenvolvimento das células ósseas. Já atividades com alto impacto podem prejudicar os ossos. 

Músculos: Para ter uma boa postura e evite problemas com as articulações é necessário que desenvolva força muscular. 

Sistema imune: A prática regular de atividade física fortalece o organismo, tornando-o mais saudável e resistente a doenças. 

Metabolismo: Um dos principais benefícios proporcionados pela atividade é a redução da probabilidade de desenvolver obesidade e diabetes tipo II. Portanto, além de estimular a prática de exercícios, também cuide da alimentação. 

Emocional: Os exercícios são capazes de diminuir a ansiedade, melhorar a atenção, o sono, desenvolver o raciocínio e controlar a agressividade. Um jovem que tem o hábito de se movimentar, dificilmente desenvolverá depressão, devido à produção de endorfinas. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os exercícios devem ser praticados por pelo menos uma hora. 

COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA 

ATIVIDADE 1 

Acesse as diferentes reportagens que explicam didaticamente sobre exercícios físicos beneficiam a saúde física e mental a através dos links abaixo: 

Explique os vídeos mencionados e conclua com sua opinião no chat do google sala de aula. 

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA 
CARGA HORÁRIA: 2h 

TEXTO I - VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE MENTAL? 

É muito comum nos preocuparmos com a nossa saúde física, ainda mais nos dias de hoje, onde cada vez mais cresce o número de pessoas preocupadas com sua aparência e também bem estar físico. Mas e a saúde mental? 

Assim como qualquer órgão pode nos avisar que está precisando de cuidados e imediatamente começamos melhorias na qualidade de vida, como por exemplo: uma alimentação saudável junto com a prática de exercícios físicos, a nossa mente também pode nos enviar sinais de que está precisando de cuidados. 

Quando isso acontece, será que você identificar? Será que dá a atenção necessária, ou vai deixando isso pra depois? 

Sabia que você pode prevenir algumas doenças mentais com pequenas mudanças no seu dia a dia? Você sabe quais são elas? E se sabe, coloca em prática? 

COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA 
ATIVIDADE 2 

1. Você costuma dormir 8 horas por noite? 

Sim 
Não 

Justifique sua resposta 
______________________________________________________________________ 

2. Você costuma praticar exercícios físicos por no mínimo 3 vezes na semana? 

Sim 
Não 

Justifique sua resposta 
______________________________________________________________________ 

3. Você checa seu email profissional durante as folgas? 

Sim 
Não 

Justifique sua resposta 
______________________________________________________________________ 

4. Você costuma procrastinar as tarefas diárias? 

Sim 
Não 

Justifique sua resposta 
______________________________________________________________________ 

5. Você pratica algum hobby? 

Sim 
Não 

Justifique sua resposta 
______________________________________________________________________ 

6. Você busca se alimentar de maneira saudável? 

Sim 
Não 

Justifique sua resposta 
_____________________________________________________________________ 

7. Em momentos de estresse você busca controlar a sua respiração? 

Sim 
Não 

Justifique sua resposta 
______________________________________________________________________ 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 
ATIVIDADE 3 

1. Uma alimentação saudável é importante para o quê? 

a) Só para quem quer emagrecer, fora isso não é necessário manter uma alimentação saudável o tempo todo. 
b) Para o bom funcionamento do corpo e a manutenção tanto da saúde física quanto da mental. 
c) É importante só quando você fica doente, pois aí o organismo precisa de alimentos mais naturais. 
d) Para quem quer ser vegetariano, fora isso as pessoas podem comer qualquer coisa, desde que não exagerem. 

2. Quais destes grupos de alimentos está na base da pirâmide alimentar? 

a) Hortaliças e legumes. 
b) Hortaliças e carnes. 
c) Frutas e laticínios. 
d) Cereais, pães, tubérculos e raízes. 

3. Fazer exercícios físicos é bom por quê? 

a) Exercícios físicos ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças. 
b) Exercícios físicos ajudam a melhorar a aparência, o que auxilia na saúde mental. 
c) Exercícios físicos fortalecem os músculos, o que ajuda a evitar o envelhecimento. 
d) Exercícios físicos fortalecem as ligações entre os neurônios, o que ajuda a evitar as doenças mentais. 

4. Escolha a afirmação abaixo que é FALSA: 

a) Não é necessário fazer alongamentos antes dos exercícios físicos. 
b) Exercícios físicos aeróbicos podem ajudar na saúde cardiovascular. 
c) Exercícios físicos podem machucar ossos e músculos se forem feitos de maneira incorreta 
d) A prática de exercícios físicos pode ajudar no alívio do estresse e da ansiedade 

5. Não fazer exercícios físicos regularmente pode afetar a saúde? 

a) Não, estudos mostram que as tarefas do dia a dia são exercícios suficientes para o corpo. 
b) Sim, o sedentarismo pode causar diversos problemas no corpo, como fraqueza muscular e acúmulo de gordura arterial, entre outros. 
c) Não, uma dieta balanceada é suficiente para manter o corpo saudável. 
d) Sim, mas o sedentarismo afetará seu corpo apenas na terceira idade. 

6. Quais dos problemas abaixo podem ser causados pela privação do sono? 

a) Gripe, febre, dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza. 
b) Obesidade, estresse, depressão, diabetes e hipertensão. 
c) Cansaço, dores nos olhos, ansiedade e dores de estômago. 
d) Enxaqueca, câimbras, miopia, depressão e hipertensão. 

7. Qual o tempo ideal de uma noite de sono? 

a) Depende de quantas horas eu trabalho. 
b) Entre 10 e 12 horas. 
c) Entre 7 e 9 horas. 
d) Entre 4 e 6 horas. 

8. Escolha, abaixo, a afirmação correta sobre o estresse. 

a) O estresse é caracterizado pelo cansaço e mau-humor após o trabalho. 
b) O único problema causado pelo estresse é o cansaço físico. 
c) A ansiedade e o estresse possuem alguns sintomas em comum, porém são distúrbios diferentes. 
d) Apenas fazer coisas que chateiam pode causar estresse em uma pessoa. 

9. Qual dos sintomas abaixo é comum em casos de estresse? 

a) Dores de cabeça. 
b) Dores nos olhos. 
c) Sono. 
d) Diarreia. 

ATIVIDADES DA TERCERA SEMANA 
CARGA HORÁRIA: 2h 

TEXTO III - BRINCAR FAZ BEM PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL! 

Será verdade? Brincar mexe com o bem-estar da criança e faz melhorar sua saúde? O não brincar está adoecendo nossos pequenos? 

Sim, hoje encontramos crianças obesas, com taxas de glicose e colesterol alteradas, com problemas emocionais, como a depressão, entre outras doenças. E isso, muitas vezes, deve-se ao fato de não terem tempo para brincar, movimentar seu corpo e até sua mente. 

Não estão deixando nossos pequenos ser crianças, adultizando suas atitudes e suas agendas. Vemos crianças com tantas atribuições, como aulas de inglês, espanhol, natação, balé, futebol, música, aulas particulares, terapias… Não lhes sobra tempo para brincar ou, simplesmente, para não fazer nada. 

Entretanto, acredite: as crianças precisam brincar. Brincar fortalece o sistema imunológico, estimula a criatividade, desenvolve os sentidos e melhora a coordenação motora, além de trazer prazer e felicidade para elas. Também faz melhorar as relações sociais, os aspectos cognitivo e emocional, gerando resiliência. É através das brincadeiras que apreendem, experimentam o mundo e organizam suas emoções e autonomia. Segundo o psiquiatra Stuart Brown*, “Trata-se de uma necessidade biológica básica que ajuda a moldar o cérebro. A vantagem mais óbvia é a intensidade de prazer, algo que energiza, anima e renova o senso natural do otimismo, da cooperação e da negociação”. E quando falamos em brincar, não é sobre ter um brinquedo que faz tudo sozinho, sendo a criança mera observadora, ou apenas ficar jogando com um tablet na mão. Brincar quer dizer ser livre para escolher o que se gosta de fazer, é movimento. É criar suas próprias regras junto aos amigos e compreender seus limites; é correr, subir, descer, andar de bicicleta, empilhar objetos. É montar um quebra-cabeça, pular em um pé só, jogar e compreender seus caminhos. 

Enfim, nossos pequenos precisam de tempo livre para serem crianças; para brincarem com outras crianças e com os pais também. Eles precisam se sujar, tomar banho de chuva, ralar o joelho, rir e chorar. A infância precisa ser vivida intensamente, pois é um período rico em aprendizagens e curto demais para que sejam tratados como adultos em miniatura. 

Ana Luiza Lobo 
Coordenadora Pedagógica 
*Fundador do The National Institute for Play, na Califórnia (EUA) 

COLOCANDO A TEORIA EM PRÁTICA 

ATIVIDADE 4 

Assista o video de desafios lúdicos escolha uma ou mais de uma das atividades mostradas nos links e faça um pequeno video demonstrando a técnica, com duração mínima de 30 segundos. 

através dos links abaixo: 



   

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