Projeto Integrador: “SOU DIFERENTE: E DAÍ!”.

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PLANO DE TRABALHO

I – Apresentação


A discriminação é capaz de influenciar práticas sociais e produção de cidadania no âmbito escolar e no meio sócio cultural. O projeto foi elaborado pelos alunos do 2º ano B, como atividade de extensão com foco de estabelecer o respeito e a empatia com o próximo. O conteúdo contemplou questões que envolve racism, bullying, intolerância religiosa e a violação dos seus direitos, objetivando promover equidade para atuarem como multiplicadores na discerminação do dos itens abordados e na conciencia de seus direitos.


A proposta do projeto é sistematizar saberes para informar sobre desigualdades sociais, violência de gênero, racismo e outros, promovendo junto à comunidade ações de caráter preventivo como debates, palestras e teatro, com o objetivo de sensibilizar a população para a questão do respeito ao próximo.


O mundo já é cheio de problemas embora hajam muitos recursos para resolver tudo como a tecnologia e informação para que todos vivamos melhor e seguros, sem precisarmos desconfiar dos outros ou de viver competindo contra tudo e contra todos, deveríamos construir a sociedade dos nossos sonhos, justiça, liberdade, igualdade para todos. Se nós combatermos o preconceito, racismo e discriminação estaremos dando um grande passo para a melhoria do mundo, de nós mesmos e dos demais, que são apenas nossa imagem e semelhança.


A escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante,exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”. Baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” que do que outros. (BRASIL, 1998, p. 117).


II - Tipo do Projeto

Social e cultural.


 III - Campos de Investigação (Documento Orientador do pALei)


Educação em Direitos Humanos;

Genero e Sexualidade;

Juventudes;

Mundo do trabalho.


 IV - Atribuição dos Docentes Envolvidos (Documento Orientador do pALei)

Docente do Projeto Integrador:

        1.      Agir como facilitador nas etapas de construção e desenvolvimento das ações do Projeto de Intervenção com os estudantes;

2.      Discutir com os colaboradores as atividades e conteúdos a serem abordados;

3.      Observar o desenvolvimento das ações;

4.      Organizar as aulas e mobilizar os estudantes para identificar os problemas de intervenção e construir o Projeto de Intervenção;

5.      Organizar visitas e pesquisas, afim, de juntar conteudos de analise;

6.      Preencher os instrumentos de registro;

7.      Realizar a avaliação da aprendizagem;

8.      Registrar a frequência dos estudantes.


Docentes Colaboradores:


1.      Orientar os estudantes a melhor forma de expor o conteudo;

2.      Sugerir dicas para evolução do projeto;

3.      Oferecer subsidios para o projeto;

4.      Trabalhar o tema proposto dentro do seu componente curricular.


V - Sistemática de Avaliação


1.      Assiduidade;

2.      Nível de participação;

3.      Cumprimento dos prazos estabelecidos;

4.      Atitude e participação durante visitas técnicas;

5.      Produções e apresentação de conteudos;

6.      Posicionamento positivo quanto a trabalho em equipe;

Qualidade na organização e execução de atividades.

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