A discriminação é capaz de influenciar práticas sociais e produção de cidadania no âmbito escolar e no meio sócio cultural. O projeto foi elaborado pelos alunos do 2º ano B, como atividade de extensão com foco de estabelecer o respeito e a empatia com o próximo. O conteúdo contemplou questões que envolve racism, bullying, intolerância religiosa e a violação dos seus direitos, objetivando promover equidade para atuarem como multiplicadores na discerminação do dos itens abordados e na conciencia de seus direitos.
A proposta do projeto é sistematizar saberes para informar sobre desigualdades sociais, violência de gênero, racismo e outros, promovendo junto à comunidade ações de caráter preventivo como debates, palestras e teatro, com o objetivo de sensibilizar a população para a questão do respeito ao próximo.
O mundo já é cheio de problemas embora hajam muitos recursos para resolver tudo como a tecnologia e informação para que todos vivamos melhor e seguros, sem precisarmos desconfiar dos outros ou de viver competindo contra tudo e contra todos, deveríamos construir a sociedade dos nossos sonhos, justiça, liberdade, igualdade para todos. Se nós combatermos o preconceito, racismo e discriminação estaremos dando um grande passo para a melhoria do mundo, de nós mesmos e dos demais, que são apenas nossa imagem e semelhança.
A escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante,exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”. Baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” que do que outros. (BRASIL, 1998, p. 117).
II - Tipo do Projeto
Social e cultural.
III - Campos de Investigação (Documento Orientador do pALei)
Educação em
Direitos Humanos;
Genero e Sexualidade;
Juventudes;
Mundo do trabalho.
IV - Atribuição dos Docentes Envolvidos (Documento Orientador do pALei)
Docente
do Projeto Integrador:
1. Agir como facilitador nas etapas de construção e desenvolvimento das ações do Projeto de Intervenção com os estudantes;
2. Discutir
com os colaboradores as atividades e conteúdos a serem abordados;
3. Observar
o desenvolvimento das ações;
4. Organizar
as aulas e mobilizar os estudantes para identificar os problemas de intervenção
e construir o Projeto de Intervenção;
5. Organizar
visitas e pesquisas, afim, de juntar conteudos de analise;
6. Preencher
os instrumentos de registro;
7. Realizar
a avaliação da aprendizagem;
8. Registrar
a frequência dos estudantes.
Docentes Colaboradores:
1. Orientar
os estudantes a melhor forma de expor o conteudo;
2. Sugerir
dicas para evolução do projeto;
3. Oferecer
subsidios para o projeto;
4. Trabalhar
o tema proposto dentro do seu componente curricular.
V - Sistemática de Avaliação
1. Assiduidade;
2. Nível
de participação;
3. Cumprimento
dos prazos estabelecidos;
4. Atitude
e participação durante visitas técnicas;
5. Produções
e apresentação de conteudos;
6. Posicionamento
positivo quanto a trabalho em equipe;
Qualidade na organização e execução de atividades.
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