Educação Fisica

by 11:04 0 Comments


Resultado de imagem para Diabéticos podem - e devem - praticar exercícios físicos"
O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física é uma disciplina que visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano.
A E.F. integra o aluno na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.
 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Pré-História – o homem primitivo, para garantir sua subsistência e adaptar-se às condições do meio ambiente, possuía muitas qualidades físicas. Para poder sobreviver estava constantemente exercitando-se, com isso aprendeu naturalmente a caçar, pescar, nadar, construir, lutar, defender-se, exercícios úteis que lhe permitiam satisfazer suas próprias necessidades impostas na sua relação com a natureza e com os outros homens.
Egípcios – realizavam exercícios físicos nas cerimônias religiosas, nos funerais e no treinamento de guerreiros. Embora vivendo às margens do rio Nilo, desconheciam a natação.
Hindus – praticavam os exercícios físicos, o tratamento pela massagem e o controle respiratório como medidas higiênicas e medicinais. As danças e os jogos também eram muito apreciados.
Chineses – os chineses preocupavam-se com a postura correta, com a ginástica curativa e principalmente com os hábitos higiênicos. O tratamento pela água era muito utilizado e a prática de exercícios físicos e massagens eram consideradas uma necessidade vital.
Gregos – na Grécia Antiga, os atletas eram considerados exemplos a serem seguidos pelas pessoas e a preparação física fazia parte da educação dos jovens gregos. Da Grécia surgiram muitas das práticas atléticas e o mais importante evento esportivo mundial, que são os Jogos Olímpicos.
Romanos – os romanos eram um povo guerreiro e assim desenvolveram principalmente as artes militares, como o duelo de gladiadores.
Idade Média – na Idade Média a Educação Física foi quase abandonada. Realizavam-se apenas as justas e os torneios, que eram combates praticados entre os nobres.
Renascimento – depois de quase ter sido abandonado na Idade Média, iniciou-se um movimento na Itália, que é conhecida como o berço da Ed. Física moderna, onde se criaram escolas de Ed. Física e também foram editados livros.
Idade Contemporânea – a Educação Física voltou a ser considerada necessária à educação e passa a ser ensinada nas escolas. Surgem novas modalidades esportivas como o handebol, o basquetebol, o futebol, o voleibol. O Barão de Coubertin fez renascer os Jogos Olímpicos, que divulgam o esporte como meio de integração entre todos os povos.
 EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
A Educação Física no primórdio da história era utilizada com o intuito de deslocamento e também como maneira de sobrevivência, através da pesca, caça e a fabricação de utensílios.
A implantação da Educação Física nas escolas só aconteceu no Brasil em 1851, através da Reforma de Couto Ferraz, que estava preocupado com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guths Muths, J.J. Rosseau, Pestalozzi e outros. Posteriormente, em 1882, Rui Barbosa recomendou que fosse obrigatória a prática das ginásticas, para ambos os sexos, e que também fosse equiparada às outras disciplinas da escola. Mas de fato isso não aconteceu em todos os municípios da corte, exceto Rio de Janeiro e nas escolas militares.
No inicio da década de 20 do século XX, a Educação Física foi incluída em vários estados do território brasileiro dentre eles; São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal.

0 Comments:

Postar um comentário