Drogas, Gírias e Efeitos

by 14:00 0 Comments

Outras Drogas, Gírias e Efeitos





Gírias usadas ao se falar em drogas:

Maconha:
Preto, beck, erva, arnaldo, mato, marola, fumo, dar um dois, dar um pega.

Cocaína:
Branco, branca, arroz, dar um tiro, cheirar brilho, pó, poeira, ratata, karatê boliviano.
Quando está com coriza, gripe boliviana, vai tomar um back, jogar nos canos, tuim.

Crack:
Pedra, tijolo, casca.

Comprimido:
Rebite, piulha, bolinha, tabolada.

 Cogumelos

Sensações provocadas pelos cogumelos

Cogumelos (chá de cogumelo - Psilocibina) retirado dos cogumelos selvagens que no Brasil crescem no estrume fresco do gado em noites úmidas, colhidos pela manhã. São ingeridos ao natural ou após fervura, formando-se uma beberagem, ou ainda com sucos de fruta ou com bebidas alcoólicas. Provocam alucinações visuais.

Ecstasy

A droga foi sintetizada pela Merck alemã no início do século e foi usada como moderador de apetite durante várias décadas. Chegou recentemente ao Brasil, quando já estava proibida nos EUA, por causar forte dependência. É uma associação de anfetamina, LSD e cafeína, MetileneDioxiMetAnfetamina (MDMA).

Sensações provocadas pelo ecstasy

Ecstasy é usado em discotecas, e a sensação descrita pelos usuários é de que a droga é estimulante e afrodisíaca, causa erotização e provoca alucinações. Eles se sentem leves, soltos e dispostos a dançar a noite toda.

Danos causados pelo ecstasy

Provocam aumento da temperatura, que pode chegar a 42 graus, com abundante sudorese, que provoca distúrbios hídricos e minerais e necessidade de ingerir líquido. São frequentes os casos de morte. Diminui a potência sexual no homem.

LSD

Sensações provocadas pelo LSD

LSD (Lyserg Sarue Diethylamid) provoca alucinações. As alterações da percepção ocorrem nos níveis visual, auditivo, gustativo e táctil. As alucinações visuais podem ter as cores e formas psicodélicas.

Danos causados pelos alucinógenos

Reações de pânico com sensação de deformação do corpo e de objetos. As alucinações manifestas durante a "viagem" podem se repetir em fragmentos até anos após o experimento: são os chamados "flash backs". As alucinações podem perdurar durante semanas, num quadro similar ao psicótico. Pode ocorrer distúrbio psicótico crônico.

Santo Daime

Sensações provocadas pelo Santo-daime

Provoca alucinações visuais auditivas e tácteis, que podem ter um caráter místico de comunicação transcendental, que a seita chama de "mirações". O usuário pode ter a sensação de estar levitando.

Danos causados pelo Santo-daime

Permanência de delírios místicos messiânicos. Pode ocorrer distúrbio psicótico crônico.

Barbitúricos

Sensações provocadas pelos barbitúricos

O usuário sente sonolência, desligamento e um amortecimento, como se estivesse anestesiado. Pode ocorrer reação paradoxal, com excitação psicomotora.

Dano causado pelos barbitúricos

Pode ocorrer depressão do sistema nervoso central a ponto de haver parada cardíaca e respiratória. Causam dependência física e síndrome de abstinência com convulsões, quando retirados.
Cocaína

Sensações provocadas pela cocaína

A cocaína provoca excitação psíquica, e o usuário tem a sensação de que é forte, poderoso, invulnerável, influente e importante, de que pode tudo. Depois de algum tempo de uso, começa a achar que está sendo perseguido e espionado.

Danos causados pela cocaína

A cocaína é um poderoso psico-estimulante. Provoca insônia, excitação psico motora constante, acentuada perda de autocrítica e agressividade. Quando injetada ou fumada, as consequências psicológicas são mais acentuadas. A cocaína é uma substância vasoconstritora e, freqüentemente, causa problemas arteriais e venosos, como tromboses. O mais comum é a necrose de tecidos do septo nasal e do palato, devido a vasoconstrição local, formando uma cavidade única no nariz. Às vezes, nariz e boca formam uma só cavidade. A overdose provoca convulsões, coma e morte.

Crack

Sensações provocadas pelo crack

Por atingir o cérebro em questão de segundos, provoca as alterações bioquímicas e os efeitos da cocaína mais rapidamente.
O nome "crack" surgiu do som que é produzido quando a pedra de coca está sendo queimada.
A cocaína fumável surgiu na Colômbia, no final da década de 70, quando os usuários começaram a fumar o bazuco, isto é, os restos do refino, que contêm substâncias corrosivas, como ácido sulfúrico e acetona. Depois, a pasta de cocaína começou ser fumada misturada com maconha, nos EUA e na Amazônia. Mais tarde começaram a ser produzidas as pedras de crack, um precipitado de cocaína com bicarbonato aquecidos em água.
A droga é introduzida no organismo através da absorção em toda a mucosa respiratória, fumada com tabaco ou cachimbos improvisados com caneta esferográfica, embalagens de produtos alimentícios, isqueiros de plástico, etc. Ao se fumar uma pedra de crack, a cocaína se volatiliza e entra no organismo sob a forma de vapor, ganhando a circulação sangüínea.
Quando a cocaína é introduzida no organismo através da mucosa do nariz, sua absorção se faz por uma superfície de 2 ou 3 centímetros quadrados. Sendo a mucosa do aparelho respiratório muito mais extensa que a mucosa nasal, a absorção é muito rápida e uma grande quantidade de droga atinge o cérebro em questão de segundos, como ocorre no uso por injeção endovenosa, e o usuário fica dependente mais rapidamente. Além disso, são mais frequentes as overdoses. A cocaína fumada, o crack, assim como a injetada, é muito mais potente que a cocaína aspirada, atingindo o máximo em 15 segundos, enquanto a aspirada leva cerca de 15 minutos, além de desaparecer mais rápido, deixando uma forte vontade de usar mais, fazendo com que uma pessoa fique até vários dias seguidos usando a droga.

Danos causados pelo crack

O crack provoca os mesmos danos que a cocaína aspirada, porém, devido ao seu avassalador poder desestruturador da personalidade, age em prazo muito curto e em maior intensidade. Insônia, agitação psicomotora, agressividade, emagrecimento, perda da autocrítica e da moral, dificuldades para estabelecer relações afetivas, psicoses, comportamento excessivamente antissocial marginalidade e prostituição. Lesões do trato respiratório.

Maconha/Hashish

Sensações provocadas pela maconha/haxixe

A maconha tem um efeito relaxante, causando uma sensação de liberdade total. Provoca uma sensação de falsa sabedoria, dando a impressão de que só o usuário e sua turma sabem sobre todas as coisas do mundo. Pode gerar euforia e hilaridade, fazendo com que se ache qualquer coisa engraçada e além de perda do sentido de tempo, despersonalização e pânico. (OMS, 1997)

Danos provocados pela maconha/haxixe

Estudos em animais mostraram alterações morfológicas nas sinapses, além de perda neuronal no hipocampo. É a droga mais desmotivante que existe, e o usuário não consegue assistir às aulas, trabalhar ou levantar da cama, ficando "desencanado". Provoca um déficit na atenção auditiva, isto é, tem-se a impressão de que o usuário ouve mas não ouve. Compromete as funções necessárias ao aprendizado, como a percepção, memória, atenção, capacidade de concentração e os processos associativos, com danos sutis à organização e integração de informação complexa. Pode provocar surtos psicóticos e aumento do risco de acidentes. Também provoca diminuição do apetite sexual (que às vezes é substituído pela droga sem que o usuário perceba) e esterilidade temporária. Danos na traqueia e brônquios. (OMS, 1997)

Moderadores de apetite

Sensações provocadas pelos moderadores de apetite

Além do emagrecimento que já é esperado, os usuários têm sensações semelhantes às provocadas pela cocaína: excitação psíquica, euforia, insônia e coragem para enfrentar os obstáculos.

Danos causados pelos moderadores de apetite

Os usuários podem apresentar inquietação, surtos de depressão, angústia e psicoses. Aceleração persistente dos batimentos cardíacos e aumento do volume do coração.

Inalantes

Sensações provocadas pelos inalantes

O usuário sente euforia em cerca de 30 minutos, excitação psíquica, aumento da coragem e hilaridade.

Danos causados pelos inalantes

O uso contínuo pode levar à intoxicação grave, arritmias, morte por parada cardíaca, e sintomas como zumbido nos ouvidos, irritação ocular, visão dupla, espirros, tosse, vômitos, diarreia, lesões neurológicas e queda das condições intelectuais.

Tranqüilizantes

Sensações provocadas pelos tranqüilizantes

Sensação de leveza, paz e tranquilidade, de que todos os problemas estão resolvidos e sob controle.

Danos causados pelos tranqüilizantes


O usuário pode ter diminuição da vigília e da capacidade de discernimento, euforia, memória prejudicada, comportamento bizarro, lentidão de reflexos e desinteresse sexual. A intoxicação aguda pode culminar com choque, coma, depressão respiratória e morte. Causam forte dependência, e os sintomas de abstinência são severos e prolongados. A retirada de tranqüilizantes pode provocar irritabilidade, ansiedade, agitação, mudanças bruscas de humor, contrações musculares, vômitos, suores, cólicas abdominais, insônia, timidez, tremores, convulsões e delírios. 

0 Comments:

Postar um comentário