Educação Física No Enem

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   Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP

ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: Ensino Médio / 3º Ano 
PERÍODO: de 20/04 a 30/04 
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Educação Física 
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): 
José Adailton dos Santos 
TEMA NORTEADOR: Foco no Enem 
LABORATÓRIO: Linguagem 

Caro estudante, 

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. 

ATIVIDADES DA PRIMEIRA QUIZENA 
CARGA HORÁRIA: 4h 

1. ATIVIDADE INICIAL: Educação Física No Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é extremamente importante para os alunos que estão na última série do Ensino Médio, visto que é a principal forma de ingressar nas universidades de todo o país. Por esse motivo, as escolas têm o papel de auxiliar os estudantes na preparação para o exame. 

Todas as disciplinas são importantes para que os alunos tenham a capacidade de realizar a prova com excelência, e com a Educação Física não é diferente. 

COMO O ENEM ESTÁ DIVIDIDO ENTRE AS DISCIPLINAS? 

O ENEM avalia os alunos em 4 grandes áreas do conhecimento: 
➡ Ciências Humanas e suas tecnologias; 
➡ Ciências da Natureza e suas tecnologias; 
➡ Matemática e suas tecnologias; 
➡ Linguagens, códigos e suas tecnologias. 

Dentro dessas grandes áreas podemos identificar, através da Matriz de Referência do ENEM, algumas habilidades que os alunos devem desenvolver. Cada grande área compreende habilidades específicas que devem ser trabalhadas em sala de aula. 

A partir disso, dentro da grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podemos encontrar a Educação Física no ENEM. Na prova de Linguagens, realizada no primeiro dia de exame, juntamente com a prova de Ciências Humanas e Redação, são cobradas 45 questões. Entre elas, conteúdos de Educação Física. 

CONTEÚDOS E HABILIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM 

A Matriz de Referência do ENEM descreve os “Objetivos de Conhecimento” associados às competências e habilidades exigidas dos alunos em cada grande área. Esses objetivos de conhecimento são os Conteúdos Programáticos de cada disciplina que são cobrados em cada questão para avaliar o conhecimento dos estudantes. 

Ao analisar as habilidades previstas pelo ENEM para a disciplina de Educação Física, é possível notar que se espera do aluno que ele consiga reconhecer e analisar. 

A Educação Física no ENEM visa a fazer com que o aluno tenha a consciência de que a arte é uma expressão de cultura e identidade. Portanto, o Exame busca trazer de volta a bagagem cultural que o aluno adquiriu ao longo de sua formação. Além disso, ele deve ser capaz de fazer uma leitura crítica da linguagem cultural e de saber fazer uma manutenção da saúde de forma adequada. 

Dentro dessa estrutura, a Educação Física no ENEM tem os seguintes conteúdos cobrados em suas questões: 
➡ Práticas corporais e autonomia; 
➡ Padrão estético contemporâneo; 
➡ Esportes; 
➡ Exercício físico e saúde; 
➡ Corpo e expressão artística/cultural; 
➡ Danças; 
➡ Condicionamentos e esforços físicos; 
➡ Lutas; 
➡ Jogos e brincadeiras. 

HABILIDADES 

As habilidades mais cobradas na disciplina de Educação Física no Exame, em ordem de relevância, são: 
➡ Habilidade 10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas; 
➡ Habilidade 9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social; 
➡ Habilidade 11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos; 
➡ Habilidade 13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos; 
➡ Habilidade 14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos. 

COMO É A PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM? 

Você deve estar se perguntando como são as questões de Educação Física no Enem, já que no Ensino Médio a maioria das escolas realiza apenas aulas práticas da disciplina. 

Não se engane! Esta área possui sim uma grade curricular e teorias importantes para as aplicações práticas, e são justamente esses assuntos que podem ser cobrados na maior prova avaliativa do País. 

Além disso, é comum questões que envolvem assuntos da atualidade e que juntam disciplinas aparentemente distintas, como Educação Física e Geografia, Educação Física e Matemática, por exemplo. 

Baseado em edições anteriores, a prova de Educação Física no Enem pode abordar um conteúdo bem vasto e que envolve assuntos muito além dos esportes, jogos e brincadeiras. É possível que seja cobrado temas sobre exercício físico e saúde, expressões artísticas e corporais, condicionamento e esforços físicos, entre outros. 

Geralmente a prova apresenta um texto acompanhado de tabelas, ilustrações ou charges que exigem análise e interpretação do estudante, além de conhecimento acerca do tópico. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

1. ATIVIDADE PRINCIPAL: O QUE ESTUDAR PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM? 

Agora que você já conhece o perfil da prova de Educação Física no Enem, chegou a hora de se preparar. 
O primeiro passo é organizar um cronograma de estudos com os principais assuntos da matéria, sobretudo aqueles estudados ao longo do Ensino Médio. 
O Guia Estudo já fez isso para você! Confira os resumos desses conteúdos e mergulhe fundo nos estudos! 

ESPORTES 

Quando o assunto é Educação Física, rapidamente pensamos nos esportes. Sem dúvida este é um dos conteúdos mais trabalhados nesta disciplina. Segundo o dicionário Aurélio, o termo se refere ao “conjunto das atividades físicas ou de jogos que exigem habilidade, que obedecem a regras específicas e que são praticados individualmente ou em equipe”. 
Mas para o Enem o estudante precisa se atentar não apenas ao conceito dos termos apresentados na prova. É importante ter uma visão geral sobre o assunto. Dessa forma, entender qual a importância da atividade física para a saúde, tanto para a prevenção e cura de doenças, como para o entretenimento e desenvolvimento social, por exemplo, pode te ajudar a responder as proposições. 
Ah! Para a prova de Educação Física do Enem você não precisa se preocupar com regras específicas de cada esporte, mas vale conhecer algumas modalidades esportivas e ficar por dentro das diferenças entre elas. Confira algumas: 

ESPORTES COLETIVOS 

Hoje em dia, muito mais do que uma atividade recreativa, os esportes coletivos são os meios mais indicados para o desenvolvimento social, segundo especialistas. Além de proporcionarem condicionamento físico, a prática colabora com a interação entre os esportistas e o desenvolvimento de diversas habilidades, como: a capacidade de trabalhar em equipe, negociação, organização e aceitação das diferenças. 

É considerado esporte coletivo a prática esportiva que requer a participação de duas ou mais pessoas em oposição a outra equipe. Dentre os esportes em grupo mais populares destacam-se: futebol, vôlei, basquete, futsal, handebol e polo aquático. 

ESPORTES INDIVIDUAIS 

Os esportes individuais, como o próprio nome sugere, são práticas esportivas em que só compete um adversário em oposição a outro. Atletismo, natação, ciclismo, xadrez, judô e tênis são exemplos de esportes que podem ser disputados individualmente. 

ESPORTES RADICAIS 

Já a modalidade de esportes radicais está relacionada às práticas esportivas com certo grau de risco, que eleva a adrenalina do corpo devido as condições adversárias em que são realizados, como: altura, velocidade e outras variantes. 

Dentre as práticas mais comuns, estão: bungee jumping, mergulho, montanhismo, paraquedismo e rafting. 

Independente da modalidade, o esporte deixou de ser apenas uma atividade de entretenimento e lazer. A prática esportiva, aliada a uma boa alimentação, tem sido hoje em dia indispensável para a manutenção de uma vida saudável. 

Não só isso! Além de outros fatores, os esportes contribuem para o desenvolvimento psíquico, social e motora, além de interferir positivamente na diminuição do peso e dos índices de obesidade, e na redução da violência nas comunidades. 

Ter essa consciência é fundamental para acertar as questões da prova de Educação Física do Enem, especialmente relacionando o assunto à educação, às crianças e aos jovens. 

JOGOS E BRINCADEIRAS 

Os jogos e brincadeiras são recursos criativos muito utilizados na Educação Infantil. Muito mais que isso, são instrumentos importantes de interação social e desenvolvimento de habilidades perceptivo-motoras. É por meio deles que crianças e jovens se conhecem, aprendem mais sobre o mundo ao seu redor e expressam suas fantasias, medos e desejos. 

Além de trabalhar com o imaginário e a criatividade, tanto os jogos quanto as brincadeiras são atividades que proporcionam ainda o aprendizado sobre solidariedade, cooperação e regras. Por isso, na prova de Educação Física no Enem é possível ter questões que abordem as atividades lúdicas e sua importância na formação do cidadão. 

DANÇA 

A dança é o conjunto de movimentos ritmados do corpo, acompanhados ou não por músicas. Essa expressão artística pode ter fins esportivos ou recreativos e está presente na sociedade desde o início da civilização. 
Povos primitivos realizavam rituais dançantes nos períodos de colheita e caçada, cultos religiosos e em casamentos. No Brasil, a dança sofreu influências de várias culturas e começou a ser praticada nos rituais indígenas. 
Percebe-se assim que a dança é um importante componente cultural, especialmente representado pelas danças folclóricas, a exemplo do Bumba Meu Boi, Samba de Roda, Frevo, Maracatu, Baião e Quadrilha. 
O Enem leva em consideração todos esses aspectos e costuma apresentar questões voltadas a este tema, podendo, inclusive, abordar sobre a importância da dança como forma de expressão cultural e parte do Folclore Brasileiro. 

LUTAS 

Uma das atividades que fazem parte da Educação Física é a luta. Apesar dessa modalidade ser vista pela maioria das pessoas como sinônimo de briga, no âmbito escolar, por exemplo, as lutas e artes marciais agregam importantes elementos para o desenvolvimento social, como: equilíbrio, força e agilidade. 
Ainda dentro desse contexto, é possível trabalhar com as questões comportamentais e culturais, apresentando em sala de aula a história e origem das modalidades, além de ensinar aos alunos regras e movimentos específicos que podem devem ser praticados repetidamente para o aprimoramento. 
Embora você ache estranho, saiba que é possível ter uma indagação sobre o assunto na prova do Enem. O que você precisa saber é justamente qual a importância das lutas e artes marciais como práticas esportivas e relacioná-las com assuntos do cotidiano. 
Conheça algumas modalidades: 
➡ Boxe 
➡ Kung-fu 
➡ Taekwondo 
➡ Jiu-jitsu 
➡ Karatê 
➡ Capoeira 
➡ Judô 
➡ Muay Thai 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE 

Além dos conceitos teóricos sobre Esportes, Danças e Lutas, é importante incluir no seu cronograma de estudos para o Enem a relação entre exercícios físicos e saúde. 

O assunto há algum tempo é muito debatido na sociedade e possui um leque de informações que incluem desde os benefícios para o corpo, até as novas práticas esportivas. 
Então, mantenha-se atualizado sobre assuntos como: obesidade; diabetes; taquicardia; pressão alta; osteoporose; depressão; estresse; ansiedade; insônia, entre outros tópicos que são costumeiramente debatidos na sociedade. 
Vale ressaltar ainda o caráter interdisciplinar do Enem. Portanto, nas questões de Educação Física no Enem podem surgir informações complementares que envolvam outras matérias. 
Além dos tópicos já citados, pode ocorrer, por exemplo, questões que falem sobre dieta alimentar e citem alimentos que colaboram para o aumento de massa muscular ou o consumo restrito de carboidratos, gorduras ou proteínas. Neste caso, é possível perceber uma relação com a Biologia. Desta maneira, é importante que o estudante saiba não apenas conceitos, mas tenha a expertise de relacionar as disciplinas. 

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA 

Como todos já sabem, o Exame Nacional do Ensino Médio não deixa de fora os assuntos atuais. A Educação Física Inclusiva, cuja ideia é que todos os alunos participem das mesmas atividades propostas em sala de aula, é um deles. 
O tema pode ser cobrado na prova exigindo do candidato conhecimento acerca do conceito e objetivo da prática, bem como a adaptação de esportes para pessoas com necessidades especiais. 
É importante também saber qual a diferença em relação ao termo Educação Física Adaptada, que consiste em desenvolver e aprimorar habilidades em pessoas com algum tipo de necessidade especial, seja ela motora ou mental. Desta forma, os esportes tradicionais são adaptados para determinados tipos de deficiência. Exemplos: futebol para cegos e basquete em cadeira de rodas. 
Aprimore seu conhecimento acerca do assunto e gabarite essas questões! Aproveite e confira os artigos sobre Jogos Paralímpicos e Esportes Paralímpicos. 

PADRÃO ESTÉTICO CONTEMPORÂNEO 

O Padrão Estético Contemporâneo é um assunto muito discutido atualmente, inclusive já foi tema de redação no Enem. 
Fazer dieta e estar magro deixou de ser apenas assuntos relacionado à saúde e entrou para o rol da moda. O desejo e a busca constante pela “imagem perfeita”, ressaltada principalmente pelas redes sociais, tem colaborado para o consumismo exagerado de roupas, cosméticos e até anabolizantes, além do desenvolvimento de patologias severas, como a anorexia e bulimia. 
A esse ritual excessivo de cuidado com o corpo dá-se o nome de Corpolatria. Considerada uma “patologia da modernidade”, o tema pode ser abordado de várias maneiras na prova de Educação Física no Enem. Então, a dica é conhecer as causas, consequências e meios de prevenção para a idolatria de padrões corporais. 
Aposte em notícias atuais e tente relacioná-las com as teorias já estudadas, assim terá embasamento para responder as questões. 
Agora que você já sabe quais são os assuntos indispensáveis para o seu cronograma de estudo, confira a seguir os conteúdos que historicamente foram mais abordados no Enem. 

➡ Ginástica Laboral 
➡ Ginástica Laboral é a prática de exercício físico em ambiente corporativo, em um curto período de tempo, com os objetivos de prevenir doenças ocupacionais e, sobretudo, estimular os colaboradores a praticarem exercícios físicos regulares. 
➡ Entre os benefícios da prática para os colaboradores destacam-se: 
➡ Diminuição da fadiga, do sedentarismo e do estresse; 
➡ Prevenção de LER (Lesões de Esforço Repetitivo) e Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho); 
➡ Melhora da postura; 
➡ Relaxamento. 

Além disso, a ginástica no ambiente de trabalho tem sido uma alternativa cada vez mais adotada pelos empregadores por diminuir os índices de afastamentos médicos e gastos com saúde. Entre outras vantagens dessa prática estão: 
➡ Aumento de produtividade; 
➡ Proporciona um ambiente de trabalho mais leve, com maior integração entre a equipe; 
➡ Melhora a imagem da organização perante a sociedade e seus funcionários; 
➡ Diminuição do absenteísmo. 

A Ginástica Laboral pode ser classificada em: preparatória, compensatória e relaxamento. Também pode ser dividida de acordo com o objetivo: corretiva/postural, terapêutica, de compensação e de manutenção. 
Para responder as perguntas de Educação Física no Enem é importante que você esteja por dentro destes conceitos e benefícios. 

FUNÇÃO SOCIAL DAS ATIVIDADES FÍSICAS 

Praticar esportes não tem idade! Realizar exercícios físicos contribui não apenas para a saúde e bem-estar, mas também para a socialização, desenvolvimento de habilidades e, de certa forma, preenchimento do tempo. 
Outro assunto recorrente no Enem é a função social desempenhada pelas atividades físicas nas diversas fases da vida: infância, juventude, fase adulta e terceira idade. 
Saber identificar os benefícios que a prática esportiva proporciona ao longo do tempo é mostrar ao examinador que você domina a disciplina e está por dentro das questões atuais. 
Na infância existe uma variedade de atividades físicas que podem ser realizadas com o intuito de contribuir para o crescimento saudável das crianças. O simples fato de andar de bicicleta, fazer uma caminhada e se divertir com jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento motor e cognitivo, além de estimular a imaginação, a força, o equilíbrio, a coordenação, a agilidade e a flexibilidade. 
Na fase da adolescência, a prática esportiva tem sido cada vez mais estimulada por profissionais da saúde. Isso porque nessa era da tecnologia, em que o uso de smartphones, videogames e computadores é cada vez mais intenso, tem-se percebido um aumento de casos de obesidade infantil, doenças cardiovasculares, ansiedade e depressão. 
A realização de exercícios de físicos nessa faixa etária pode ser o grande remédio para todas estas patologias, além de ser um forte aliado na escola, favorecendo a concentração e aprendizagem. 
Já na fase adulta, os benefícios são os mais conhecidos pela população: bom funcionamento dos órgãos, principalmente o coração; bom funcionamento do intestino; diminuição da ansiedade, do estresse e da depressão; melhora do humor, melhora do metabolismo; dentre outros. 
Estar habituado às práticas saudáveis ao longo da vida é um diferencial e tanto para chegar bem na terceira idade. Nesta fase, além das vantagens já citadas anteriormente, a realização de atividades físicas contribui não apenas para o corpo, mas também para a mente. 
Entre as vantagens destacam-se: aumento da autoestima, fortalecimento dos músculos (o que diminui os riscos de quedas) combate ao isolamento e depressão, fortalecimento das relações sociais, controle da pressão arterial, etc. 

Bibliografia: 

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 
QUESTÕES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENEM 

Vamos testar o conhecimento respondendo estas questões, que servirá para o planejamento dos conteúdos a serem adotados pela disciplina Educação Física, no Foca no ENEM. 

1 - ENEM 2019 - Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar? No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro… O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo. BETTI, M. Motriz, n2, jul-dez 2001 (adaptado) A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na: * Marcar apenas uma oval. 

  1. Distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores. 
  2. Interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido. 
  3. Utilização de equipamentos audiovisuais de última geração. 
  4. Valorização de uma visão ampliada do esporte. 
  5. Equiparação entre a forma e o conteúdo. 

2 - ENEM 2019 - Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenasNos Jogos dos Povos Indígenas, observa-se que as práticas corporais realizadas envolvem elementos tradicionais (como as pinturas e adornos corporais) e modernos (como a regulamentação, a fiscalização e a padronização). O arco e flecha e a lança, por exemplo, são instrumentos tradicionalmente utilizados para a caça e a defesa da comunidade na aldeia. Na ocasião do evento, esses artefatos foram produzidos pela própria etnia, porém sua estruturação como “modalidade esportiva” promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição. ALMEIDA, A. J.M; SUASSUNA, D. M. F. A. Pensar a prática, n 1. Jan-abri 2010 (adaptado) 

A relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou a: * Marcar apenas uma oval. 

  1. Padronização de pinturas e adornos corporais. 
  2. Sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos. 
  3. Individuação das técnicas apresentadas em diferentes modalidades. 
  4. Legitimação das práticas corporais indígenas como modalidade esportiva. 
  5. Preservação dos significados próprios das práticas corporais em cada cultura. 

3 - ENEM 2019 - Emagrecer sem exercício?Hormônio aumenta a esperança de perder gordura sem sair do sofá. A solução viria em cápsulas.O sonho dos sedentários ganhou novo aliado. Um estudo publicado na revista científica Nature, em janeiro, sugere que é possível modificar a gordura corporal sem fazer exercício. Pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, isolaram em laboratório a irisina, hormônio naturalmente produzido pelas células musculares durante os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou pedalada. A substância foi aplicada em ratos e agiu como se eles tivessem se exercitado, inclusive com efeito protetor contra o diabetes.O segredo foi a conversão de gordura branca – aquela que estoca energia inerte e estraga nossa silhueta – em marrom. Mais comum em bebês, e praticamente inexistente em adultos, esse tipo de gordura serve para nos aquecer. E, nesse processo, gasta uma energia tremenda. Como efeito colateral, afinaria a nossa silhueta.A expectativa é que, se o hormônio funcionar da mesma forma em humanos, surja em breve um novo medicamento para emagrecer. Mas ele estaria longe de substituir por completo os benefícios da atividade física. “Possivelmente existem muitos outros hormônios musculares liberados durante o exercício e ainda não descobertos”, diz o fisiologista Paul Coen, professor assistente da Universidade de Pittsburgh, nos EUA. A irisina não fortalece os músculos, por exemplo. E para ficar com aquele tríceps de fazer inveja só o levantamento de controle remoto não daria conta.LIMA, F. Galileu. São Paulo, n. 248, mar 2012.Para convencer o leitor de que o exercício físico é importante, o autor usa a estratégia de divulgar que: * 

Marcar apenas uma oval. 

  1. A falta de exercício física não emagrece e desenvolve doenças. 
  2. Se trata de uma forma de transformar a gordura branca em marrom e emagrecer. 
  3. A irisina é um hormônio que apenas é produzido com o exercício físico. 
  4. O exercício é uma forma de afinar a silhueta por eliminar a gordura branca. 
  5. Se produzem outros hormônios e há outros benefícios com o exercício. 

4 - ENEM 2019 - No Brasil, a disseminação de uma expectativa de corpo com base na estética da magreza é bastante grande e apresenta uma enorme repercussão, especialmente, se considerada do ponto de vista da realização pessoal. Em pesquisa feita na cidade de São Paulo, aparecem os percentuais de 90% entre as mulheres pesquisadas que se dizem preocupadas com seu peso corporal, sendo que 95% se sentem insatisfeitas com “seu próprio corpo”.SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: Autores Associados; Florianópolis, UFSC, 2001.A preocupação excessiva com o “peso” corporal pode provocar o desenvolvimento de distúrbios associados diretamente à imagem do corpo, tais como: * 

Marcar apenas uma oval. 

  1. Anorexia e bulimia. 
  2. Ortorexia e vigorexia. 
  3. Ansiedade e depressão. 
  4. Sobrepeso e fobia social. 
  5. Sedentarismo e obesidade. 

5 - ENEM 2019 - Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar. A educação para a saúde deverá ser alcançada mediante interação de ações que possam envolver o próprio homem mediante suas atitudes frente às exigências ambientais representadas pelos hábitos alimentares, estado de estresse, opções de lazer, atividade física, agressões climáticas etc. Dessa forma, parece evidente que o estado de ser saudável não é algo estático. Pelo contrário, torna-se necessário adquiri-lo e construí-lo de forma individualizada constantemente ao longo de toda a vida, apontando para o fato de que saúde é educável, e, portanto, deve ser tratada não apenas com base em referenciais de natureza biológica e higienista, mas sobretudo em um contexto didáticopedagógico.GUEDES, D.P. Motriz. n. 1, 1999A educação para a saúde pressupõe a adoção de comportamentos com base na interação de fatores relacionados à * 

Marcar apenas uma oval. 

  1. Adesão a programas de lazer. 
  2. Opção por dietas balanceadas. 
  3. Constituição de hábitos saudáveis. 
  4. Evasão de ambientes estressores. 
  5. Realização de atividades físicas regulares. 

6 - ENEM 2019 - Em nenhuma outra época o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido, exposto em diversas revistas femininas e masculinas, está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais, manchetes publicitárias, e se transformou em sonho de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente possível ser gordo e saudável. Frequentemente os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo estresse, pela opressão a que são submetidos.VASCONCELOS, N.A; SUDO, I; SUDO, N; Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Revista MalEstar e Subjetividade. N. 1, mar 2004 (adaptado)No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica: * 

Marcar apenas uma oval. 

  1. Difusão das estéticas antigas. 
  2. Exaltação das crendices populares. 
  3. Propagação das conclusões científicas. 
  4. Reiteração dos discursos hegemônicos. 
  5. Contestação dos estereótipos consolidados. 

7 - ENEM 2011 - Conceitos e importância das lutas. Antes de se tornarem esporte, as lutas ou as artes marciais tiveram duas conotações principais: eram praticadas com o objetivo guerreiro ou tinham um apelo filosófico como concepção de vida bastante significativa. Atualmente, nos deparamos com agrande expansão das artes marciais em nível mundial.As raízes orientais foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou para a“defesa pessoal”, ora pela possibilidade de ter as artes marciais como própria filosofia de vida.CARREIRO, E. A. Educação Física na escola:implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008(fragmento).Um dos problemas da violência que está presente principalmente nos grandes centros urbanos são as brigas e os enfrentamentos de torcidas organizadas,além da formação de gangues, que se apropriam de gestos das lutas, resultando, muitas vezes, em fatalidades. Portanto, o verdadeiro objetivo da aprendizagem desses movimentos foi mal compreendido, afinal as lutas: * Marcar apenas uma oval. 

  1. se tornaram um esporte, mas eram praticadas com o objetivo guerreiro afim de garantir sobrevivência. 
  2. apresentam a possibilidade de desenvolver o autocontrole, o respeito ao outro e a formação do caráter. 
  3. possuem como objetivo principal a “defesa pessoal” por meio de golpes agressivos sobre o adversário. 
  4. sofreram transformações em seus princípios filosóficos em razão de sua disseminação pelo mundo. 
  5. se disseminaram pela necessidade de luta pela sobrevivência ou como filosofia pessoal de vida. 

8 - ENEM 2009 - Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é das condições de alimentação, habitação,educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes—, de forma eficiente em suas atividades cotidianas;logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão deve ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando: * Marcar apenas uma oval. 

  1. apresenta uma postura regular. pode se exercitar por períodos curtos de tempo. 
  2. pode desenvolver as atividades físicas do dia-a-dia, independentemente de sua 
  3. pode executar suas atividades do dia a dia com vigor atenção e uma fadiga de moderada a intensa. 
  4. pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia são 
  5. insuficientes para atividades intelectuais. 

9 - ENEM 2011 - A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Educação Física. São Paulo: 2009 (adaptado) A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica, envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, a dança revela: * Marcar apenas uma oval. 

  1. manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo. 
  2. aspectos eminentemente afetivos, espirituais e de entretenimento de um povo, desconsiderando fatos históricos. 
  3. acontecimentos do cotidiano, sob influência mitológica e religiosa de cada religião, sobrepondo aspectos políticos. 
  4. tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas, são classificadas em um ranking das mais originais. 
  5. lendas, que se sustentam em inverdades históricas, uma vez que são inventadas, e servem apenas para a vivência lúdica de um povo 
1. 10 - ENEM 2010 * 

O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é: 

Marcar apenas uma oval. 

a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em 

  1. movimentação de intensidade máxima. 
  2. a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução. 
  3. a flexibilidade, que permite a amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões. 
  4. a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção. 
  5. o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base. 
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1h 

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