As múltiplas faces da ginástica na atualidade

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   Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP

ROTEIRO DE ESTUDOS



ETAPA: Ensino Médio / 3º Ano 
PERÍODO: de 18/05 a 05/06 
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Educação Física 
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): 
José Adailton dos Santos 
TEMA NORTEADOR: Foco no Enem 
LABORATÓRIO: Linguagem 

➡ Vivenciar a cultura corporal de movimento expressa pela prática de esporte, jogos, ginásticas, lutas, danças. 
➡ Fazer uso da tecnologia sendo capaz de influenciar as atividades do cotidiano. 
➡ Debater padrões estéticos referendados pela mídia na atualidade, confrontando opiniões. 
➡ Participar de situações práticas que evidenciem a importância do estudo das linguagens como elementos constituintes do conhecimento e das identidades implícitas nos esportes, jogos, ginásticas, lutas e danças. 
➡ Interpretar e analisar os fatores de risco à saúde individual e coletiva. 
➡ Investigar e debater sobre as implicações da individualidade biológica na prática de atividades físicas. 
➡ Investigar e debater sobre as causas dos transtornos alimentares e suas implicações na manutenção da saúde. 

Caro estudante, 

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. 

ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA 
CARGA HORÁRIA: 2h 

ATIVIDADE PRINCIPAL: GINÁSTICA 

TEXTO I 

A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente. 

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. 

A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã. 

Como foi citado no começo do texto a ginástica é classificada em duas modalidades, as competivas e não competitivas. Entre as competitivas estão: 

Ginástica acrobática: que tem como objetivo fazer acrobacias de forma que se tenha habilidade, força, equilíbrio, flexibilidade e também é realizada em equipe; 

Ginástica artística: também é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo, é o cavalo de alças; 

Ginástica rítmica: esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos; 

Ginástica de Trampolim: nesta modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois atletas que devem executar uma série de dez elementos; 

Entre as não-competitivas estão: 

➡ Contorcionismo que consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo; 
➡ Ginástica cerebral: praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro; 
➡ Ginástica laboral: geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos; 
➡ Ginástica localizada de academia: são os exercícios feitos em academias que ajudar o condicionamento físico e também emagrecer e para alguns também o fortalecimento muscular; 
➡ Hidroginástica: melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma ginástica praticada na água. 

Além de muitos procurarem ela para dar formas ao corpo e também ajudar a emagrecer, ela também é mostrada como forma de arte, como por exemplo, a ginástica olímpica. A ginástica não consiste apenas em exercícios feitos em academia, de certa forma ela é tudo que faz você movimentar seu corpo de forma que se exercite. 

Referências:
http://www.copacabanarunners.net/ginastica-2.html
http://nspublio.sites.uol.com.br/
http://pt.oboulo.com/ginastica-exercicios-tradicionais-novas-tendencias-e-materiais-alternativos-revisao-de-58852.html 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 
ATIVIDADE 1 

1) A Ginástica Artística (ou Olímpica) é um esporte individual que desenvolve o domínio do corpo por meio de formas definidas de movimentos. Das capacidades abaixo, assinale aquela que NÃO é desenvolvida na prática da Ginástica Artística. 

a) Força. 
b) Drible. 
c) Agilidade; 
d) Equilíbrio. 

2) A Ginástica de Solo é uma atividade que permite o desenvolvimento do domínio do corpo, da flexibilidade, da velocidade e do equilíbrio. Os movimentos básicos da Ginástica de Solo são: 

a) barra fixa, cavalo com alça, trave de equilíbrio. 
b) trave de equilíbrio, argola, estrela. 
c) rolamentos, parada de mão, estrela. 
d) estrela, barra fixa, trave de equilíbrio. 

3)Assinale a modalidade da Ginástica que utiliza os seguintes materiais: bola, corda, arco, fita e maça. 

a) Ginástica de solo. 
b) Ginástica de aparelhos. 
c) Ginástica aeróbica. 
d) Ginástica rítmica. 

4)No início das aulas práticas de Educação Física é recomendável que o aluno realize exercícios de alongamento e aquecimento para: 

a) Evitar lesões; 
b) Aumentar as lesões; 
c) Aumentar a obesidade; 
d) Diminuir a massa muscular. 

5)Durante as aulas de Educação Física o professor utilizou uma balança para pesar os alunos. Ao subir na balança, Pedro verificou que seu peso era de 50 quilogramas, portanto, podemos concluir que 

a) Pedro está acima do peso. 
b) não é possível saber se ele está acima do peso ou não, sem antes verificarmos sua altura. 
c) Pedro está abaixo do peso. 
d) Pedro não possui uma alimentação saudável. 

6) A Ginástica Artística é um esporte individual que desenvolve o domínio do corpo através de movimentos específicos. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta uma Capacidade Física envolvida na realização da Ginástica Artística. 

( ) Resistência. 
( ) Força. 
( ) Velocidade. 
( ) Flexibilidade. 
( ) Agilidade. 
( ) Equilíbrio. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA 
CARGA HORÁRIA: 2h 

ATIVIDADE PRINCIPAL: AS MÚLTIPLAS FACES DA GINÁSTICA NA ATUALIDADE 

TEXTO II 

A ginástica chega aos nossos dias com o acúmulo de conhecimento e prática desenvolvidos pela humanidade ao longo da história, hoje uma prática corporal com inúmeras faces e objetivos. A ginástica é classificada segundo seus objetivos, dessa forma, podemos identificar as seguintes: 

➡ Ginástica estética 
➡ Ginástica postural 
➡ Ginástica de reabilitação 
➡ Ginástica de reparação ou condicionamento físico 
➡ Ginástica laboral 
➡ Ginástica de lazer 
➡ Ginástica esportiva 

GINÁSTICA ESTÉTICA 

É a ginástica que tem como objetivo melhorar a aparência corporal. 

Com o crescimento da procura pela ginástica estética nas academias e com a intensificação do apelo midiático com relação ao corpo perfeito, cresce o aparecimento de distúrbios da imagem corporal, o consumo de medicamentos para emagrecimento, adesão a dietas prejudiciais e utilização de substâncias nocivas à saúde (anabolizantes). 

´ Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira como o corpo se apresenta para si próprio. É o conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas pelo individuo, em que o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado. 

´ Padrão corporal é um modelo corporal determinado pela sociedade como o corpo perfeito, o belo, o ideal de se ter naquele momento. Estar distante desse padrão é sinônimo de estar fora de moda. 

´ Anabolizantes são drogas fabricadas geralmente do hormônio masculino Testosterona, produzido pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa ,etc. 

GINÁSTICA POSTURAL 

Ginástica preventiva que melhora a postura e o bem-estar, cujos objetivos são o fortalecimento da musculatura de apoio da coluna e das articulações e o alongamento das principais cadeias musculares que influenciam a postura corporal. Essa ginástica ganha cada vez mais importância em virtude da ocorrência crescente de problemas na coluna vertebral por causa da permanência frequente em posturas incorretas no trabalho, na escola e em casa, especialmente no uso do computador e das novas tecnologias. 

➡ Desvios Posturais 

Os desvios posturais são causados principalmente pela permanência de posturas incorretas por tempo prolongado. A má postura pode ocasionar o enrijecimento das articulações vertebrais e o encurtamento de músculos, modificando assim as curvaturas normais da coluna vertebral. 

➡ Postural normal 

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume, utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra os traumas. 

➡ Lordose 

É o aumento anormal da curva lombar, levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Tem como característica a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar, ocorrida durante atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). 

A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa com frequência prefere sentar ou deitar. 

➡ Cifose e escoliose 

É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. 

É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este em que a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico, usando alongamentos e respiração, são essenciais para a melhora do quadro. 

GINÁSTICA DE REABILITAÇÃO 

Ginástica que tem o objetivo de reabilitar movimentos comprometidos de forma parcial ou total. Os exercícios da ginástica de reabilitação são geralmente utilizados na fisioterapia com orientação de profissional especializado. 

GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO 

Ginástica que tem como objetivo dar condições (força, forma física, flexibilidade, resistência etc) necessárias para o indivíduo desenvolver uma determinada atividade, seja esportiva, profissional ou cotidiana. 

GINÁSTICA LABORAL 

A ginástica laboral é definida como a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Essa atividade deve ser orientada pelo profissional de Educação Física. 

GINÁSTICA ESPORTIVA 

É aquela que tem como razão de ser a competição, a disputa por medalhas, os títulos e os prêmios. A ginástica esportiva reconhecida pela FIG (Federação Internacional de Ginástica) compreende: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Ginástica Acrobática e Ginástica Aeróbica. 

GINÁSTICA DE LAZER 

É a atividade física que proporciona prazer aos praticantes, realizada no tempo livre. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 
ATIVIDADE 2 

1 - Quando não cuidamos da nossa postura, podemos provocar alterações em nossa musculatura que desencadeiam desvios posturais. Como é chamado o desvio lateral do plano frontal do corpo? 

a) Osteoporose. 
b) Hiperlordose. 
c) Hipercifose. 
d) Escoliose. 

2 - A ginástica é um conteúdo clássico da educação física e necessariamente integra seus conteúdos na escola. Atualmente existem várias modalidades de ginástica que atendem aspectos de natureza esportiva, funcional e educativa. Em comum o uso do corpo como expressão nuclear da prática. 

Assinale a alternativa que não corresponde a uma prática/modalidade de ginástica. 

a) laboral 
b) organizacional 
c) natural 
d) acrobática 
e) rítmica desportiva 

3 - A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica, que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais em dança, combinados com a utilização de alguns equipamentos. Dentre os equipamentos utilizados nesta modalidade esportiva, assinale a alternativa incorreta. 

a) corda 
b) barras paralelas 
c) maças 
d) arcos 

4 - A ginástica competitiva apresenta a seguinte característica: 

a) É seletiva 
b) É não-seletiva 
c) Possui aparelhos alternativos 
d) Usa espaços alternativos 
e) Apresenta movimentos sem uma técnica pré-definida 

5 - A respeito de GINÁSTICA LABORAL é correto afirmar que: 

a) é a prática voluntária de atividades físicas realizadas por atletas em laboratório. 
b) em sido importante para se promover saúde mental e física, aumentando o estresse e favorecendo males como sedentarismo e esforços repetitivos, que a tecnologia proporciona. 
c) traz benefício individual para o trabalhador que a pratica e prejuízos para a empresa que a implanta 
d) tem como meta prevenir e/ou amenizar as doenças decorrentes da atividade que os trabalhadores desempenham em seu trabalho. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA 
CARGA HORÁRIA: 2h 

ATIVIDADE PRINCIPAL: FUNDAMENTO BÁSICO DA GINÁSTICA 

TEXTO III 

O fundamento básico da ginástica está nas ações corporais essenciais: saltar, equilibrar-se, rolar/girar, suspender e balançar/embalar. A compreensão, a vivência e a identificação de suas diversas possibilidades, bem como de alguns elementos que influenciam a sua execução são necessários para a ampliação e o aprofundamento do conhecimento da ginástica como prática esportiva e de lazer. 

Saltar 

Desprender-se da ação da gravidade, manter-se no ar e cair sem machucar-se. O salto tem três fases: impulso, fase de voo e aterrissagem. Veja a figura abaixo: 

Equilibrar-se 

Permanecer ou deslocar-se numa superfície limitada, vencendo a ação da gravidade. O equilíbrio pode ser executado utilizando o apoio de: um pé chapado, um pé na ponta, dois pés na ponta, joelhos, escápulas, mãos, antebraços, cabeça e mãos, etc. 

Girar/rolar 

Dar voltas sobre o eixo do próprio corpo. Os giros podem ser executados em três eixos corporais: longitudinal, transverso e ântero-posterior. 

➡ Eixo longitudinal: estende-se, na posição em pé, em sentido crâniocaudal (cabeça - pés) e orienta-se perpendicularmente ao chão. 
➡ Eixo ântero-posterior: estende-se em sentido ântero-posterior da superfície anterior para a posterior (ou do dorso para a frente do corpo). 
➡ Eixo transverso: estende-se da direita para a esquerda (ou vice-versa). 

Suspender 

Subir em suspensão pelos braços, com ou sem ajuda das pernas, em superfícies verticais ou inclinadas. As suspensões podem ser executadas com ou sem a utilização de material. 

Balançar/embalar 

Impulsionar-se e dar ao corpo um movimento de vaivém. O balanço pode ser executado com ou sem a utilização de material. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: 
ATIVIDADE 3 

1 - O que legitima a ginástica nos programas de educação física, segundo a abordagem crítico superadora? 

a) A necessidade de uma aptidão física necessária a uma formação atlética, para obtenção de uma vida saudável e ativa. 
b) As exercitações tradicionalmente desenvolvidas por atletas em diversos níveis, observando os aspectos sócio-culturais. 
c) As exercitações vindas do saltar, rolar, girar, correr, andar, balançar, embalar, trepar e os movimentos esportivos 
d) A tradição histórica, seus significados culturais e a confrontação com as práticas contemporâneas. 
e) As exercitações realizadas hoje, nas várias intervenções da ginástica e pela estruturação advinda do método calistênico. 

2 - Quais são os 5 fundamentos da ginastica ? 
3 - Qual é o objetivo da ginástica? 
4 - De acordo com o texto quais os tipos de giros? 
5 - Quais São Os Benefícios Da Ginástica? 
6 – O que é equilíbrio? 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h 

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